Raquel Lyra apresenta Prosar, programa de abastecimento de água para comunidades rurais

Programa de Saneamento Rural (Prosar) vai beneficiar cerca de dois milhões de pessoas em 105 municípios pernambucanos ao longo de sete anos

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 17/09/2025, às 16h11

Governadora Raquel Lyra - Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Governadora Raquel Lyra - Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, nesta quarta-feira (17), o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar-PE). A iniciativa prevê R$ 600 milhões em investimentos, obtidos por meio de operação de crédito com o Banco Mundial, e deve beneficiar cerca de dois milhões de pessoas em 105 municípios.

O Prosar vem somar forças ao programa Águas de Pernambuco. Já temos garantidos mais de R$ 6 bilhões de investimentos em execução no Estado. Esse novo recurso vai levar água a quem nunca teve acesso, beneficiando moradores da zona rural e de comunidades dispersas. São mais de 7.500 comunidades mapeadas pelo Governo”, afirmou a governadora.

Segundo o Governo do Estado, o Prosar busca reduzir desigualdades no acesso à água e ampliar a cobertura de saneamento básico em Pernambuco, estado com a menor disponibilidade hídrica per capita do país. O programa será implementado ao longo de sete anos.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que a ação dá continuidade ao Águas de Pernambuco. “Já entregamos mais de 30 sistemas rurais. Agora, com o Prosar, ampliaremos o programa de dessalinização, passando de 300 para 700 sistemas, além da instalação de 600 novos poços”, disse.

A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Cecile Fruman, afirmou que este é o primeiro projeto da instituição no país totalmente voltado à zona rural. Segundo ela, a iniciativa deve fortalecer a sustentabilidade do abastecimento de água e gerar impactos sociais e ambientais positivos.

O programa também prevê investimentos em gestão hídrica por meio da Apac, incluindo monitoramento de reservatórios, precipitação e estudos sobre águas subterrâneas. “A gestão é fundamental para a segurança hídrica e para o planejamento diante da seca”, disse a presidente da agência, Suzana Montenegro.

Representando os municípios, o prefeito de Palmares, Júnior de Beto, destacou que a medida deve garantir água potável em localidades que antes dependiam de poços não potáveis perfurados pelo IPA. "Com este novo programa, o ganho vai além. Agora, vamos entregar água potável e saneamento básico", afirmou. Parlamentares estaduais e prefeitos de diversas cidades participaram do lançamento.

Conhecemos a dificuldade que o povo sertanejo enfrenta para conseguir água. O Governo do Estado tem trabalhado dia e noite para fortalecer e fazer Pernambuco crescer a cada dia”, afirmou o deputado estadual Claudiano Filho.