Raquel Lyra anuncia ampliação do TI Camaragibe após MPPE apontar problemas no transporte do Grande Recife

Raquel Lyra assina ordem de serviço para reforma do terminal nesta sexta (5); MPPE recomendou renovação urgente da frota de ônibus na RMR

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 05/12/2025, às 12h09 - Atualizado às 12h28

Raquel Lyra sorri olhando na nossa direção enquanto segura com as duas mãos no volante de um ônibus
Raquel Lyra anuncia início das obras de ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe - Miva Filho/Secom Governo de Pernambuco

Raquel Lyra (PSD) assina ordem de serviço para reformar o TI Camaragibe nesta sexta (5).

A obra custará R$ 36 milhões e ampliará a capacidade para 80 mil passageiros/dia.

O anúncio ocorre após o MPPE alertar que 1/3 da frota de ônibus do Grande Recife está vencida.

O MPPE recomendou renovação urgente para evitar que 70% dos ônibus fiquem obsoletos até 2026.

A governadora também autoriza obras na PE-27 (Estrada de Aldeia) e entrega habitacional em Igarassu.

A governadora Raquel Lyra (PSD) assina, na tarde desta sexta-feira (5), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Terminal Integrado (TI) de Camaragibe. A obra, no valor de R$ 36 milhões, deve aumentar a capacidade de atendimento do equipamento de 60 mil para 80 mil passageiros por dia.

O anúncio ocorre logo depois que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou um relatório sobre a situação do transporte público na Região Metropolitana do Recife. O texto indica que cerca de um terço dos ônibus em circulação no Grande Recife já ultrapassou a vida útil permitida por lei, que é de 8 anos para veículos convencionais.

Segundo o promotor Leonardo Brito Caribé, da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, se não houver renovação, o percentual de frota vencida pode chegar a 70% até o fim de 2026.

O MPPE emitiu recomendações ao Grande Recife Consórcio de Transporte e à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) exigindo cronogramas de renovação e estudos para incluir os custos na tarifa.

A obra em Camaragibe

A intervenção no TI Camaragibe inclui a construção de novas plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados e praça de alimentação. A licitação já consta em agosto e tem o objetivo de desafogar um dos terminais mais movimentados da zona oeste da RMR.

Além do terminal, a governadora também autoriza o início das obras de requalificação da PE-27, a Estrada de Aldeia. O trecho de 28,72 km, que liga Camaragibe a Paudalho, receberá melhorias para facilitar a integração entre os municípios.

Antes da agenda em Camaragibe, Raquel Lyra estará em Igarassu, às 15h, para entregar a primeira etapa do habitacional Jardim Monjope e inaugurar a Estrada do Porto Vasco, reestruturada pelo programa PE na Estrada.

A maratona de entregas termina à noite, com a abertura da edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, no Parque Aldeia dos Camarás.