O Mercado da Madalena sofreu um incêndio na madrugada do último sábado. As áreas não atingidas diretamente já foram liberadas
por Clara Nilo
Publicado em 14/04/2025, às 13h22 - Atualizado às 14h13
A Prefeitura do Recife declarou que deve encaminhar para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 3 mil para os permissionários afetados pelo incêndio no Mercado da Madalena, na madurgada do último sábado (12).
A iniciativa foi divulgada, nesta segunda-feira (14), pelo pelo prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, durante visita ao mercado. A recompensação financeira, de acordo com a Prefeitura do Recife, seria para "oferecer apoio imediato aos trabalhadores das áreas diretamente atingidas, durante o período de requalificação do espaço".
A área do mercado que não foi atingida estão funcionando normalmente a partir de hoje.
"Já estamos enviando o Projeto de Lei que vai garantir que os permissionários que vão ter os seus quiosques recuperados recebam um auxílio da Prefeitura até que eles possam voltar a trabalhar no seu comércio", disse Victor Marques.
"A partir de hoje, o mercado volta a funcionar e receber seus clientes, e a gente vai cuidar, trabalhando em ritmo acelerado, para que os comerciantes estejam, logo, logo, de volta à atividade, nos seus pontos, garantindo o sustento das suas famílias”, compleotu ele.
“Nosso objetivo é assegurar que nenhum permissionário atingido fique desamparado neste momento. Com o auxílio emergencial e a suspensão da taxa de uso, queremos oferecer tranquilidade e reforçar que, em breve, o mercado estará totalmente recuperado e mais forte para receber de volta seus trabalhadores e clientes”, afirmou o diretor-presidente da autarquia municipal CONVIVA Mercados e Feiras, Gabriel Leitão.
O incêndio no local foi contido pelo Corpo de Bombeiros na própria madrugada do sábado. Segundo análise da Defesa Civil, três operações comerciais foram diretamente atingidas e permanecerão isoladas até serem reparadas.
Devido ao aumento da demanda na época prévia à Semana Santa, a PCR montou uma operação na área externa do mercado para os vendedores de peixes. Os restaurantes estão funcionando normalmente desde o fim de semana.