Prefeitura do Recife abre licitação para ampliar rede de bicicletas compartilhadas e incluir frota elétrica

Edital prevê contrato de 10 anos, ampliação para 120 estações, 1.200 bicicletas com GPS, incluindo 240 elétricas, e ações educativas na cidade

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 28/09/2025, às 09h52

Bicicleta
Bicicleta - REPRODUÇÃO: Rodolfo Loepert /PCR

A Prefeitura do Recife lançou, no sábado (27), o edital de licitação para concessão do sistema de bicicletas compartilhadas. O contrato terá vigência de dez anos com a empresa vencedora e prevê investimentos de R$ 101,9 milhões. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, por meio da Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas.

De acordo com o edital, a concessionária será responsável por fornecer e implementar todo o sistema, realizar a gestão, operação, manutenção dos equipamentos e do sistema operacional. Está prevista a ampliação do número de bicicletas convencionais e a inclusão de bicicletas elétricas, além da instalação de estações em diferentes pontos da cidade.

Com a concessão, Recife passará a ter 120 estações, um aumento de 51,9% em relação às atuais 79. A frota também será ampliada: das cerca de 700 bicicletas convencionais, o sistema passará a contar com 960 unidades, além da inclusão de 240 bicicletas elétricas. Todas as 1.200 bicicletas terão monitoramento por GPS e poderão ser retiradas e devolvidas por meio de aplicativo ou site próprios.

"Elas vão estar mais presentes na periferia. Com investimento totalmente privado. Mais bicicleta, mais mobilidade ativa", disse o prefeito João Campos, nas redes sociais.

O projeto também prevê campanhas educativas para incentivar o uso de bicicletas e a cultura da mobilidade sustentável. A futura concessionária deverá desenvolver ações voltadas para motoristas, estimulando o respeito e a convivência entre diferentes modais. As atividades serão realizadas em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A sessão pública da licitação será realizada eletronicamente no dia 27 de novembro de 2025, às 10h. A previsão é que o contrato seja assinado até fevereiro de 2026. Os documentos do processo estão disponíveis no site parcerias.recife.pe.gov.br

O projeto faz parte do programa Recife Parcerias, criado em 2021 com o objetivo de viabilizar investimentos em equipamentos públicos por meio de concessões e parcerias público-privadas. Atualmente, o programa reúne oito projetos nas áreas de infraestrutura urbana, social e sustentabilidade, com potencial de gerar R$ 1,8 bilhão em investimentos para o município.

Embed para o site de Jamildo Melo