Ministério das Cidades prevê início das obras em até 30 dias, com conclusão dos reparos mais urgentes em seis meses e chegada de novos trens até junho
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 16/01/2026, às 14h26
Obras no Metrô do Recife devem começar em até 30 dias
Reparos considerados urgentes têm prazo de seis meses
Investimentos podem chegar a quase R$ 500 milhões em 2025
Frota será reforçada com trens seminovos de outros estados
Obras de recuperação do Metrô do Recife devem começar em até 30 dias, com conclusão dos reparos considerados mais urgentes no prazo de seis meses. A previsão foi apresentada nesta sexta-feira (16) pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, após vistoria técnica no sistema ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD).
Segundo o ministro, a liberação dos recursos está prevista para ocorrer ainda nesta semana, permitindo o início imediato das intervenções. “A previsão é que nos próximos 30 dias a gente inicie já essas reformas. Esta semana já deve estar sendo feita a liberação dos recursos, porque nós temos pressa, até porque a quadra da chuva vai se iniciar”, afirmou. Ele acrescentou que o objetivo é reduzir transtornos enfrentados pelos usuários durante o período chuvoso.
As ações incluem substituição de telhados, reformas em estações, melhorias em banheiros e outras intervenções estruturais. De acordo com Jader Filho, também está prevista a renovação da frota, com a retirada de trens que não apresentam mais condições adequadas de operação. “Para tirar esses trens hoje que não têm mais condição de uso, para que a gente possa primeiro pensar na segurança das pessoas”, disse.
O ministro informou ainda que o pacote de investimentos realizados em parceria com o Governo de Pernambuco deve se aproximar de R$ 500 milhões em 2026. O montante engloba obras de recuperação do sistema, aquisição de trens e compra de novos ônibus para o transporte público.
Parte da renovação da frota contará com trens seminovos provenientes de outros estados. Segundo o ministro, cinco composições serão transferidas da antiga Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e outras seis virão da URB de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A previsão é que os trens cheguem ao Recife até junho deste ano.