Kari Santos, vereadora do Recife, leva à Sudene defesa do ramal Salgueiro–Suape da Transnordestina

Parlamentar defendeu junto ao superintendente da Sudene a inclusão do ramal Salgueiro–Suape na agenda federal de investimentos logísticos no Nordeste

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 22/10/2025, às 11h34

Francisco Alexandre, superintendente da Sudene e Kari Santos, vereadora do Recife
Francisco Alexandre, superintendente da Sudene e Kari Santos, vereadora do Recife - DIVULGAÇÃO

Kari Santos se reuniu com a Sudene para tratar do ramal Salgueiro–Suape.

Vereadora defende ligação ferroviária entre Sertão e Complexo de Suape.

Autarquia indicou abertura ao tema e possibilidade de articulação federativa.

Objetivo é incluir o trecho no planejamento prioritário de investimentos.

A vereadora Kari Santos (PT) esteve reunida com o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, para tratar da infraestrutura logística estratégica de Pernambuco. A parlamentar defendeu a implantação do ramal ferroviário Salgueiro–Suape da Transnordestina, conectando o Sertão ao Complexo Industrial Portuário.

Segundo a vereadora, o trecho até Suape tem impacto direto sobre cadeias produtivas regionais, ao reduzir custos de transporte, fortalecer a interiorização do desenvolvimento e ampliar a geração de empregos qualificados. O ramal também é apontado como elo entre polos industriais, arranjos produtivos locais e áreas de agricultura familiar.

A Transnordestina só cumprirá plenamente sua função de se conectar o coração produtivo do Sertão ao nosso porto. Função esta que foi interrompida pelo Governo Bolsonaro e criou todo imbróglio entre Pernambuco e o estado do Ceará. O ramal Salgueiro–Suape é decisivo para competitividade, atração de investimentos e aumento da renda em Pernambuco e no Nordeste”, afirmou Kari Santos.

Papel da Sudene na articulação federativa

De acordo com a vereadora, o superintendente da Sudene indicou disposição para acompanhar a pauta, reconhecendo a relevância do trecho ferroviário para a integração logística e o desenvolvimento regional. O diálogo incluiu o papel da autarquia na articulação com o Governo Federal e estados nordestinos, para que o ramal seja incluído na carteira de investimentos prioritários.

Saí muito esperançosa dessa reunião. O superintendente foi extremamente receptivo e compreendeu a urgência do ramal Salgueiro–Suape. Essa obra é essencial para ligar o Sertão ao Porto, gerar empregos e fortalecer nossa economia com justiça territorial”, declarou a parlamentar em informe enviado ao site Jamildo.com.

Retomada do trecho da Transnordestina para Suape

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou em evento do Senai Park, projeto da Fiepe com apoio de Suape, que o presidente Lula virá a Pernambuco em novembro para anunciar a retomada oficial do trecho da Transnordestina para Suape.

Com a conclusão das obras inicialmente beneficiando o estado do Ceará, o governo federal se sentiu pressionado a reavaliar a retomada em Pernambuco.