Em Suape, Silvio Costa Filho diz que Lula vem a Pernambuco anunciar Transnordestina

Em Suape, ministro Silvio Costa Filho defende o desenvolvimento tecnológico para fortalecer a indústria pernambucana

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/10/2025, às 07h06

Silvio Costa Filho em Suape
Silvio Costa Filho em Suape, no evento de lençamento do Senai Park - Wesley D'Almeida/Divulgação

Em evento do Senai Park, projeto da Fiepe com apoio de Suape, no porto do litoral sul, o ministro dpos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho anunciou que o presidente Lula virá a Pernambuco, no começo do mês de Novembro, para anunciar a retomada oficial do trecho da Transnordestina para Suape.

"O presidente Lula vai devolver a Pernambuco a obra que Bolsonaro tirou do mapa do Estado", afirmou Costa Filho.

Com a conclusão das obras inicialmente apenas beneficiando o Ceará, que passou a perna em Pernambuco, Lula e os seus ministros estão se sentindo pressionados a dar uma resposta aos pernambucanos, às vésperas das eleições de 2026. Costa Filho é um dos pré-candidatos ao Senado.

No porto, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, também defendeu, nesta segunda-feira (20), o desenvolvimento tecnológico e a inovação como fundamentais para o crescimento da indústria pernambucana e do setor portuário nacional.

A declaração foi feita durante o lançamento oficial do Parque de Inovação e Tecnologia do Senai, instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape. A iniciativa, inédita no estado, tem como objetivo atender às demandas da indústria local e nacional, promovendo a modernização dos processos produtivos e o desenvolvimento tecnológico em Pernambuco.

“A produção industrial requer, cada vez mais, processos automatizados, conectados e inteligentes. Os avanços tecnológicos são parceiros estratégicos para fortalecer a indústria nacional, gerar empregos de qualidade e impulsionar o desenvolvimento do nosso setor portuário”, afirmou o ministro.

Instalado em uma área de 1,4 hectare, ao lado da sede administrativa do complexo, o parque foi projetado para reunir empresas de diferentes setores produtivos, pesquisadores, startups e instituições de ensino em um ambiente colaborativo e inovador. A infraestrutura conta com plantas-piloto — espaços experimentais que permitem testar a viabilidade de soluções tecnológicas e novos processos industriais antes da adoção em escala comercial.

"O presidente Lula tem sido um defensor incansável da reindustrialização do Brasil com base na inovação e na sustentabilidade. Sob sua liderança, estamos investindo em tecnologia para tornar setores como logística, indústria naval e energia mais modernos, eficientes e competitivos", afirmou o ministro, em evento que teve a presença do site Jamildo.com.