Senai Park tem como objetivo levar inovação e tecnologia ao sítio de Suape
por Jamildo Melo
Publicado em 01/10/2025, às 17h57 - Atualizado às 18h19
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) informou ao site Jamildo.com, nesta quarta, que vai inaugurar, no próximo dia 20 de outubro, o SENAI Park, um parque de inovação e tecnologia no Complexo Industrial Portuário de Suape, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife.
A iniciativa é inédita no estado e foi planejada para atender às demandas da indústria local e nacional, além de promover o desenvolvimento tecnológico na região.
O lançamento oficial terá a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Nacional do Senai, Antônio Alvarez Alban, além do presidente da Fiepe, Bruno Veloso.
"Um parque tecnológico representa muito mais do que um espaço físico: é um ambiente de conexões, pesquisa aplicada, transferência de tecnologia e soluções que fortalecem empresas, geram oportunidades e impulsionam a indústria rumo aos novos desafios globais", defende a Fiepe.
A entidade explicou que o parque tem como objetivo reunir empresas de diferentes setores produtivos, pesquisadores e instituições de ensino em um ambiente compartilhado.
O parque está instalado em uma área de 1,4 hectares ao lado da sede administrativa do Complexo Portuário de Suape.
A infraestrutura vai comportar plantas-piloto, que permitem testar a viabilidade de soluções tecnológicas e processos produtivos antes da adoção em escala industrial.
"A estrutura foi concebida de forma modular, possibilitando adaptações a cada projeto desenvolvido, como um ambiente vivo. Cada iniciativa vai demandar novas implementações, infraestruturas e utilidades, com cronogramas próprios", afirmam, em informe ao site Jamildo.com.
Atualmente, dois grandes projetos já estão em execução, reunindo 14 empresas.
Um deles desenvolve um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão (12V/48V) para veículos híbridos, com participação da Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse.
O outro projeto foca na digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável, com a participação de companhias como Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil.
Segunda a entidade, juntas, as iniciativas somam investimentos de R$ 100 milhões, com outros R$ 200 milhões em processo de captação.
A inauguração também marca a consolidação de uma estratégia iniciada em 2022, com a formação de um cluster de inovação industrial em Suape.
O conceito envolve a concentração geográfica de empresas, instituições e atores que colaboram, compartilhando conhecimento, infraestrutura e recursos para gerar vantagens competitivas e acelerar a aplicação de pesquisas inovadoras na indústria.
“O SENAI tem 82 anos de atuação em Pernambuco e se consolidou como parceiro da indústria, apoiando sua modernização e competitividade. O parque reforça esse papel ao integrar empresas, universidades e institutos de pesquisa em torno de soluções para desafios concretos da indústria”, diz a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.
A decisão de escolher Suape como local para instalação do espaço foi estratégica, pois as empresas localizadas no complexo portuário e Senai Park ganham o potencial de crescerem juntos, se retroalimentado com os avanços econômicos de uma parte e a inovação de outra.
O Senai Park é vinculado ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), fundado em 2013 e credenciado como unidade EMBRAPII.
Os organizadores informam que, diferentemente de laboratórios convencionais, o equipamento foi projetado para acelerar o desenvolvimento tecnológico orientado à implantação industrial real, levando projetos até estágios próximos à comercialização.
O parque possui um eletrolisador de 100 kW, sistemas de armazenamento em tanques, célula a combustível e estação de abastecimento de veículos a hidrogênio, permitindo todo ciclo de produção, estocagem e uso de H2. Uma linha de produção de baterias de lítio (12V e 48V) será montada para fornecimento de lotes estimados – pequena escala.
“Entre as metas do projeto estão operacionalizar tecnologias, colocá-las em funcionamento, tropicalizar o conhecimento, formar pessoas, desenvolver cadeias de fornecedores e estabelecer parcerias estratégicas para fomentar negócios em áreas temáticas específicas. Esses projetos estão sendo estruturados para implantação no parque.”, aponta o diretor de inovação e tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves.
A estrutura vai permitir o desenvolvimento de competências, como um laboratório vivo de capacitações. Profissionais poderão adquirir formação avançada em transição energética e digitalização através do aprendizado prático nas plantas-piloto e fábricas digitais, além das capacitações que o SENAI irá oferecer, integração com universidades e startups, além dos treinamentos especializados.
A inauguração do SENAI Park tem como patrocinadores diamante a Baterias Moura e o Banco do Nordeste; o Complexo Portuário de Suape, a Neuman & Esser, Agemar e Siemens como patrocinadores ouro; e o Tecon Suape como patrocinador prata.