Empregos: Fiepe estuda impacto da Transnordestina entre Salgueiro e Suape

Por conta da geração de empregos, ferrovia Transnordestina é uma das obras mais aguardadas pelos pernambucanos

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 16/06/2024, às 20h42

Estudo da Fiepe vai apontar impactos positivos da ferrovia Transnordestina, como a geração de empregos - Divulgação
Estudo da Fiepe vai apontar impactos positivos da ferrovia Transnordestina, como a geração de empregos - Divulgação

Antes de repassar o comando da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) para o presidente eleito da entidade, Bruno Veloso, o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, deixou encaminhada uma das mais importantes iniciativas no que toca aos empreendimentos estruturadores do Estado de Pernambuco, por meio do Observatório da Indústria do Senai-PE.

A iniciativa em questão é a elaboração de um estudo para compreensão dos impactos da implantação da Ferrovia Transnordestina no trecho entre o Porto de Suape e Salgueiro, no Sertão.

O objetivo é levantar um diagnóstico que aponte as tendências acerca das cadeias produtivas que poderão ser afetadas com a construção do trecho da ferrovia. A conclusão do estudo está prevista para dezembro deste ano.

“O nosso sistema entrega mais do que desenvolvimento ao Estado. Ele entrega perspectiva de vida às pessoas, por meio da educação, da inserção no mercado de trabalho, da solução para indústrias e da capacitação de pessoas. Temos orgulho de mostrar todas as ações desenvolvidas pelo Senai e pelo Sesi, além do IEL [Instituto Euvaldo Lodi], para que conheçam e recorram a nossa estrutura quando precisarem", afirmou o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger.

Antes mesmo da obra, o Estado continua atraindo investimentos privados, como um novo complexo automobilístico e a promessa de implantação de dez empresas no Paiva, no Cabo, por parte de Fundo de Cingapura.

Outro exemplo é a chegada de um centro de distribuição do Mercado Livre, com 2,5 mil empregos gerados, agora em julho.

Neste ano, as cidades de Salgueiro e Cabo, que serão beneficiadas pela ferrovia diretamente, devem realizar eventos públicos para cobrar a aceleração dos  cronograma das obras.

A cerimônia de posse do presidente Bruno Veloso Salvador da Silveira será realizada nesta segunda-feira, às 19 horas, no Armazém Blu'nelle.

Visita de Raquel Lyra

Em visita ao complexo da Fiepe, no bairro de Santo Amaro, no Recife, a governadora Raquel Lyra destacou a importância de ter a entidade como parceira para impulsionar o desenvolvimento econômico de todas as regiões de Pernambuco.

"Temos acompanhado o trabalho realizado pela Fiepe. A entidade tem ajudado Pernambuco a crescer e se reposicionar no papel de liderança no Nordeste brasileiro. Agradeço a Ricardo Essinger pela sinergia com que tem lidado com todo o time do Governo do Estado", afirmou Raquel Lyra, no encontro.

Um dos exemplos dessa parceria é o TecHub Hidrogênio Verde, instalado no Porto de Suape, no município de Ipojuca. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) e a Fiepe, o empreendimento ocupa 17,3 mil hectares e tem foco na transição energética. O objetivo é que o espaço agregue um complexo de usinas solares, usinas de hidrogênio verde, estações de abastecimento de H2V, entre outros equipamentos.

"Tenho muita gratidão a tudo que tem sido produzido com esta parceria entre a Fiepe e o Governo do Estado. Tem sido um trabalho enriquecedor, que contribui para o desenvolvimento, a atração de indústrias e o fortalecimento da economia pernambucana", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Estiveram presentes no encontro o presidente eleito da Fiepe, Bruno Veloso, a superintendente do Sesi Pernambuco, Claudia Cartaxo, a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto, o superintendente da Fiepe e do IEL Pernambuco, Israel Erlich, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

PS: O jornalista Jamildo Melo, titular do Blog de Jamildo, já ganhou Prêmio Esso de jornalismo tratando da privatização da Malha Nordeste, em parceria com a jornalista Ângela Belfort.