Nordeste conquista novo complexo automobilístico

AGF e YTO Group investem 500 milhões de dólares no Nordeste, com fábrica de tratores em Caruaru

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 07/06/2024, às 14h53

Trator da marca chinesa que vai ser produzido em Caruaru - Divulgação
Trator da marca chinesa que vai ser produzido em Caruaru - Divulgação

A YTO, principal fabricante de máquinas agrícolas da China, atua no mercado brasileiro desde 2023, com vendas diretas. A fábrica da empresa na China tem uma capacidade de produção superior a 100 mil tratores por ano, dos quais, 10 mil são exportados anualmente para outros países da Ásia, América Latina e África. No Brasil, o objetivo para os próximos dez anos no país é conquistar 20% do mercado nacional.

Pois bem. A maior fabricante de máquinas agrícolas da China, a AGF/YTO Group, está investindo no Nordeste, de olho na agricultura familiar.

O grupo acaba de assinar com a Prefeitura de Caruaru, Adepe e Governo de Pernambuco termo para construção de uma fábrica de tratores, com previsão de instalação ainda este ano.

O presidente do Conselho Administrativo da AGF, Alfredo Gonçalo, informou que a fábrica será instalada na BR- 104, próximo ao Distrito de Rafael, com investimento inicial de aproximadamente 150 milhões de dólares, em dois anos; e 500 milhões de dólares após os cinco anos de construção do complexo.

Em pleno funcionamento, a fábrica deve produzir 1.000 tratores, por mês.

A expectativa é gerar aproximadamente três mil empregos diretos, podendo chegar a até 10 mil, após os cinco anos de construção do complexo.

>>> Silvio Costa Filho inaugura obras de ampliação do aeroporto de Aracaju

“A escolha por Caruaru, em Pernambuco, aconteceu pela recepção que nós tivemos para implantar a montadora. O município mostrou a logística que precisávamos. E vamos levar esses automóveis tratores para toda a América Latina, a partir daqui”, afirmou Alfredo Gonçalo.

Além da geração de emprego na região, a empresa chinesa chega ao Agreste do Estado com uma política diferenciada para atender os agricultores familiares de todo Nordeste que precisam das máquinas, mas não têm condições de adquirir. O grupo informa que contará com o apoio de incentivos chineses para atingir esse objetivo.

A solenidade oficial contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, bem como o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, além do presidente do conselho administrativo da holding AGF, Alfredo Gonçalo.