Governo Lula garantiu recursos para renovação da frota de ônibus da RMR no mesmo dia em que selou acordo sobre o Metrô do Recife
por Cynara Maíra
Publicado em 17/12/2025, às 12h16 - Atualizado às 12h36
Raquel Lyra garantiu a compra de 100 ônibus elétricos com recursos federais assegurados por Lula.
A aquisição visa reforçar o transporte na RMR durante as obras de recuperação do Metrô do Recife.
O MPPE alerta que um terço da frota atual está vencida e cobra renovação urgente.
O Estado será responsável pela compra e operação dos novos veículos, que terão ar-condicionado.
A medida integra o pacote de R$ 4 bilhões negociado para a reestruturação do sistema metroviário.
No mesmo dia em que o presidente Lula (PT) e a governadora Raquel Lyra (PSD) assinaram um acordo de distribuição de recursos para estadualização do Metrô do Recife, a gestora também conseguiu articular a compra de 100 ônibus elétricos para o sistema do Grande Recife, através de recursos federais.
A medida, confirmada na terça-feira (16) em Brasília, busca diminuir os problemas de mobilidade e aumentar as obras estruturais na rede metroviária.
O investimento irá diretamente para o Estado, que ficará responsável pela aquisição e operação dos veículos. Segundo a gestão, todos os novos ônibus terão ar-condicionado.
"O recurso será repassado ao Estado, nós vamos comprar esses ônibus e colocá-los em funcionamento... para que a gente possa minimizar o sofrimento da população", afirmou Raquel Lyra.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, a chegada dos elétricos faz parte de um plano integrado. O objetivo é oferecer uma alternativa de transporte de qualidade enquanto o metrô passa por reformas emergenciais, que incluem a troca de trilhos e a reforma de estações.
"Esses investimentos vão melhorar a mobilidade e permitir que a concessão fique de pé... o presidente Lula prometeu a compra de 100 novos ônibus elétricos para que a Região Metropolitana possa ter uma melhor mobilidade", explicou o secretário.
Além dos ônibus, o pacote anunciado em Brasília prevê a aquisição de 11 vagões seminovos para o metrô e um aporte de R$ 57 milhões imediatos para melhorias nas estações.
Uma apuração recente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) revelou que cerca de um terço dos coletivos que circulam no Grande Recife já ultrapassaram a vida útil legal de oito anos. Segundo o promotor Leonardo Brito Caribé, se a frota não for renovada, o índice de veículos vencidos pode chegar a 70% até o final de 2026.
A situação é ainda mais grave no transporte complementar de Jaboatão dos Guararapes, onde 90% dos micro-ônibus estão fora da validade.