Empresa Viva do Brasil amplia oferta de usos e fortalece a vocação do Parque da Jaqueira para atividades ao ar livre, como áreas para restaurantes
por Jamildo Melo
Publicado em 08/01/2026, às 04h38 - Atualizado às 05h03
A concessionária Viva do Brasil anunciou novas intervenções no Parque da Jaqueira, com foco em ampliar lazer, esporte e convivência.
O projeto prevê duas quadras de basquete 3x3, uma quadra de areia e equipamentos voltados principalmente a jovens de 13 a 21 anos.
Também serão implantados anfiteatro, banheiros, áreas infantis, espaços para piquenique, slackline, jardins, áreas de caminhada e dois restaurantes.
As obras do novo parque infantil já começaram e a entrega está prevista para abril, com intervenções para públicos de diferentes idades.
Desde o início da concessão, em março de 2025, a empresa já investiu cerca de R$ 5 milhões na Jaqueira, incluindo pump track, segurança e melhorias estruturais.
A empresa da concessão pública dos parques da Prefeitura do Recife, Viva do Brasil, anunciou a implantação de equipamentos voltados à ampliação das opções de lazer, esporte e convivência, no projeto de qualificação do Parque da Jaqueira, na zona norte do Recife.
De acordo com a empresa, um dos destaques do projeto é a ampliação da oferta voltada à prática de esportes.
Estão previstas duas quadras de basquete no formato 3x3 e uma quadra de areia, ampliando as possibilidades de atividades físicas. O objetivo é alcançar públicos que hoje não encontram esse tipo de opção no Parque da Jaqueira, especialmente jovens entre 13 e 21 anos.
A empresa informou ainda que esta nova etapa prevê a implantação de áreas de convivência, incluindo um anfiteatro, novos banheiros, mais lazer infantil, mesas e bancos para piqueniques, linha de slackline, novos jardins, espaços destinados a caminhadas e dois restaurantes.
Também já foram iniciadas as obras do parque infantil, que contará com brinquedos voltados para crianças de 4 a 13 anos.
Segundo a empresa, a previsão de entrega é no mês de abril e as novas intervenções têm como objetivo diversificar os usos do espaço, oferecendo novas experiências para públicos de diferentes idades.
"Todo o conjunto preserva a integração e a fluidez dos percursos, a convivência com as áreas verdes e o uso cotidiano do espaço", disse a concessionária.
"As novas intervenções, iniciadas nesta semana, ocorrem em área devidamente tapumada e estão sendo executadas de forma a reduzir ao máximo os impactos na rotina dos frequentadores, com reforço na sinalização, na segurança e na circulação interna do parque".
No começo do ano, o site Jamildo.com já havia relatado como a empresa Viva do Brasil prometia revolucionar gestão dos parques Dona Lindu, Apipucos, Santana e Jaqueira.
Entre as entregas já concluídas, o Parque da Jaqueira passou a contar com uma nova pista de pump track, equipada com curvas e ondulações que permitem a prática de diferentes modalidades, como bicicross, além de experiências sobre rodas com bicicleta, skate, patins e patinete.
A concessionária informou que, no Parque da Jaqueira, já foram investidos cerca de R$ 5 milhões em melhorias, incluindo a pista de pump track e bicicletário.
Desde o início da concessão, em março de 2025, a Viva vem reforçando ações de zeladoria e segurança, com a implantação de sistema de videomonitoramento, aumento do efetivo de vigilância, melhoria da iluminação — incluindo luminárias solares —, podas regulares, higienização dos banheiros e instalação de novos bebedouros, entre outras medidas.
Leia também