Viva Parques e federações chegam a acordo sobre pista de bicicross

Após polêmica, Viva Parques e federações pernambucanas de BMX e de Ciclismo firmam parceria para ampliar a infraestrutura e incentivar modalidade

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 21/03/2025, às 13h21 - Atualizado às 14h01

Relocalização da pista de bicicross no Parque da Jaqueira gerou polêmica - Reprodução
Relocalização da pista de bicicross no Parque da Jaqueira gerou polêmica - Reprodução

A Viva do Brasil, concessionária responsável pela gestão dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu, estabeleceu uma parceria com as federações pernambucanas de BMX (FPEBMX) e de Ciclismo.

No Parque Santana, a pista de BMX passará por uma modernização para se adequar ao padrão “Challenger”, categoria voltada para amadores e iniciantes.

Em meio a polêmica que surgiu após o anúncio das intervenções, que rendeu até audiência na Câmara Municipal do Recife marcada para dia 1º de abril, representantes reforçam que o objetivo é ampliar a infraestrutura esportiva e incentivar a prática da modalidade. 

As melhorias incluem a atualização do sistema de largada, seguindo as normas para competições oficiais, e a instalação de novos equipamentos.

Com a infraestrutura aprimorada, o espaço atenderá ciclistas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência. Bicicletas e equipamentos de proteção também serão doados ao projeto social realizado por Gilmar Batista dos Santos, que continuará como instrutor.

No Parque da Jaqueira, localizado a menos de dois quilômetros do Santana, está prevista a construção de uma pista de Pump Track - circuito com ondulações e curvas, apropriado para a prática de esportes radicais e sobre rodas, para crianças de 2 a 10 anos.

O espaço também poderá ser utilizado por praticantes de skate, patins e patinete, ampliando a diversidade de usuários e promovendo um ambiente inclusivo para diferentes modalidades.

O presidente da Federação de BMX,  Vandré Vital, destacou que, com o acordo firmado, um projeto está sendo construído com diálogo entre as federações e a concessionária "para que tudo ocorra certinho".

"Estamos escutando todos, atletas antigos também. A pista da Jaqueira tem um legado e trabalho social. Talvez o Bicicross saia ganhando com as mudanças. Vivemos hoje um fato histórico comovente, mas estamos flexíveis. O parque de Santana tem uma das melhores pistas do Nordeste, melhor até que a pista da Jaqueira", afirma.

Vandré garante que o trabalho social terá continuidade no novo espaço, localizado a cerca de 2km do Parque da Jaqueira.

"A pista de Santana está nos moldes pré-olímpicos. Tem um apoio melhor. Lá teremos o projeto da escolinha com 30 bicicletas novas e dois horários de aula para crianças", reforça o representante. 

O compromisso firmado entre a Viva Parques e as federações prevê que as intervenções no Santana sejam concluídas antes do início das obras na Jaqueira, garantindo a continuidade das atividades esportivas.

Além das melhorias na infraestrutura, a Viva Parques também dará suporte à FPEBMX na inscrição de um projeto de lei de incentivo ao esporte e na captação de patrocínios, fortalecendo o desenvolvimento da modalidade.

De acordo com o empreendedor da Viva Parques, José Augusto Aragão, é preciso ter um pensamento sistémico da cidade e o esporte precisa de mais do que uma pista para se desenvolver, como estrutura e investimento.

"Nós temos um compromisso com o bicicross. Dentro de 45 dias chegarão equipamentos novos em definitivo, mas no próximo sábado, dia 29 de março, já vai acontecer o lançamento da Escolinha do Parque de Santana e inscrições para as turmas", adiantou em primeira mão, ao site Jamildo.com.

Neste início, serão 30 bicicletas (produzidas sob encomenda seguindo os padrões de bicicross), sendo: 10 modelo kids; 10 modelo juvenil; 5 modelo pro; 5 modelo extra large, incluindo também os equipamentos de proteção.