Inácio Feitosa declara apoio a Ingrid Zanella na eleição da OAB

O advogado Inácio Feitosa, um dos nomes da oposição até o ano passado, explica apoio público para a candidata Ingrid Zanella, na eleição da OAB

Inácio Feitosa, especial para o Jamildo.com | Publicado em 31/10/2024, às 08h42

Ingrid Zanella é advogada e disputará a eleição da OAB, representando a situação - Divulgação
Ingrid Zanella é advogada e disputará a eleição da OAB, representando a situação - Divulgação

INGRID ZANELLA E  A EMPATIA PARA CONSTRUIR SONHOS: UNIÃO PARA FORTALECIMENTO DA OAB-PE

Inácio Feitosa é advogado

As eleições da OAB-PE estão se aproximando e, para minha surpresa, recebi o convite da candidata Ingrid Zanela para ser Diretor da futura Editora da nossa OAB.

Fiquei surpreso, porque, como colegas de advocacia sabem, apoiei grupos de oposição outrora. Por isso, inicialmente, havia decidido permanecer neutro, cuidando das lidas do dia a dia e de projetos pessoais.

No entanto, o que me levou a aceitar o convite de Ingrid foi sua capacidade de reconhecer qualidades técnicas em um adversário político do passado e entender como isso poderia somar ao seu projeto como presidente da OAB-PE. Sua empatia me surpreendeu positivamente e me motivou a aceitar seu convite.

Reconhecer as qualidades do outro é realmente uma característica única, que poucas pessoas que conheci tem esse atributo. Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele (Carl Rogers).

Sua trajetória como advogada, professora, ativista da luta das prerrogativas dos advogados, dos direitos humanos, do combate à morosidade do judiciário, faz parte do seu espírito desbravador, de uma verdadeira renovação com experiência.

Sua coragem em enfrentar uma eleição na OAB-PE, num Estado ainda marcado pela presença dos poderosos patriarcas com a pior representação feminina num Tribunal de Justiça do país no século XXI, demonstra quem ela é. E, veio sim para ser a primeira mulher presidente da OAB-PE.

Ingrid transmite seriedade, respeito às pessoas, acolhimento dos jovens advogados, respeito aos militantes de décadas e honra à advocacia com compromisso e palavra. Sinto que ela busca comandar a OAB-PE não pelo poder em si, mas pelo desejo de fazer a diferença de forma honesta, transparente e ética, sem negociar seu caráter e sem atacar desonradamente seus adversários. A maior prova disso foi seu convite feito a mim, um ex-adversário de política de ordem, para dirigir o seu mais novo sonho, a Editora da OAB-PE.

Para mim, Ingrid representa a esperança de uma OAB distante do discurso que se instalou no Brasil nos últimos anos do "Salvador da Pátria", daqueles que buscam o poder a todo custo, tratando os eleitores meramente como peões em seus jogos.

Minha escolha é Ingrid. Nela eu confio. E convido você a conhecê-la melhor.
Ingrid será a primeira mulher presidente da OAB-PE. Ingrid é 100!!!

@blogdojamildo