O festival cultural começará em Salgueiro, no Sertão Central, e deve seguir com programações itinerantes por dez cidades pernambucanas, com mais de 900 ações
por Clara Nilo
Publicado em 25/07/2025, às 08h29 - Atualizado às 09h18
A governadora Raquel Lyra (PSDB) irá abrir oficialmente, às 19h desta sexta-feira (25), o Festival Pernambuco Meu País, na Praça da Bomba, em Salgueiro, no Sertão Central.
O evento marca o início de uma programação itinerante que passará por dez cidades pernambucanas, com mais de 900 ações culturais gratuitas em diversas linguagens artísticas.
Em Salgueiro, haverá apresentações de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia e Limão com Mel, assim como ações de circo, artes visuais, artesanato, cultura popular, dança, fotografia, literatura, moda, teatro e atividades formativas. Serão mais de dez polos espalhados pela cidade até o próximo domingo (27).
Com previsão de atividades até o dia 7 de setembro, o festival terá um investimento superior a R$ 30 milhões, segundo o Governo de Pernambuco.
“O retorno do Pernambuco Meu País marca a consolidação de uma das mais importantes iniciativas de democratização e descentraliza-ção de políticas públicas em cultura que surgiram nos últimos tempos”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
Após Salgueiro, o festival passará por:
Triunfo, de 25 a 27 de julho;
Buíque, de 1º a 3 de agosto;
Bezerros/Serra Negra e Taquaritinga do Norte, de 8 a 10 de agosto;
Pesqueira, de 15 a 17 de agosto;
Gravatá, de 22 a 24 de agosto;
Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto;
Caruaru, de 5 a 7 de setembro.
A agenda contempla apresentações de música, teatro, dança, cinema, oficinas, feiras e atividades de formação cultural. Segundo a gestão estadual, o objetivo é ampliar o acesso às expressões culturais em diferentes regiões do estado.