O locutor e apresentador Cid Moreira morre aos 97 anos. Veja mais informações sobre o falecimento do jornalista
por Cynara Maíra
Publicado em 03/10/2024, às 10h36
*Matéria em atualização
Faleceu nesta quinta-feira (03), o jornalista Cid Moreira, com 97 anos . Um dos nomes mais marcantes da televisão brasileira, Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, Petrópolis (RJ), desde 4 de setembro.
Cid foi internado inicialmente com peritonite e infecção urinária, O internamento de Cid foi mantido em segredo pela família. Antes de ser admitido, o jornalista tratava uma pneumonia em casa e já tinha problemas renais. Ele faleceu às 8 horas desta quinta, após falência múltipla dos órgãos.
Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do comunicador.
Em entrevista para o programa "Encontro com Patrícia Poeta", a esposa de Cid, Fátima Sampaio Moreira, afirmou que não divulgou a situação de saúde do marido para garantir privacidade.
Segundo o Portal Uol, Cid dependia de hemodiálise para sobreviver após descobrir problemas nos rins em 2022.
Nascido em Taubaté (SP) no dia 29 de setembro de 1927, Cid completou 97 anos no último domingo (29).
Com início da carreira de comunicador no rádio, ainda em 1944, Cid iniciou na televisão apresentando comerciais ao vivo entre 1951 e 1956, na TV Rio.
O comunicador se tornou locutor de noticiários televisivos no ano de 1963, apresentando o "Jornal de Vanguarda" da TV Rio.
Um dos elementos mais marcantes de sua trajetória, Cid começou a apresentar o "Jornal Nacional" Globo em 1969 Por 26 anos, o jornalista foi o nome principal do JN.
O jornalista saiu da bancada principal do programa noticioso em 1996, com uma reformulação que colocou William Bonner e Lillian Witte Fibe na bancada. Mesmo assim, Cid continuou na leitura dos editorais.
Desde a estreia do programa "Fantástico", em 1973, o comunicador se revezava com outros nomes na apresentação do dominical. Um dos projetos mais recentes, em 2011 Cid gravou a leitura da Bíblia na íntegra, projeto que se popularizou.
Ainda em 2010, foi homenageado pela própria esposa, a também jornalista Fátima Sampaio Moreira, que escreveu a biografia "Boa Noite - Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil".
Leia também
@blogdojamildo