Caixa Cultural recebe 15º Festival Internacional de Animação de Pernambuco

O ANIMAGE é gratuito e contará com estreias, clássicos e produções audiovisuais premiadas na Caixa Cultural

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 02/10/2025, às 12h39 - Atualizado às 13h10

Cartaz do festivel com desenho de praia com elementos de mar, tubarão e pessoas na areia
O Festival reúne animadores(as) e diretores(as) - Animage

A CAIXA Cultural Recife sediará, de 7 a 12 de outubro, a 15ª edição do Festival Internacional de Animação de Pernambuco – ANIMAGE, com entrada gratuita. O evento exibirá 134 filmes de 51 países, entre estreias, clássicos e destaques da produção brasileira, além de oferecer oficinas, masterclasses e debates. Este ano, 72 curtas disputam a Mostra Competitiva, selecionados entre mais de 2.300 inscrições de 112 países. A programação inclui longas premiados em festivais internacionais e 26 produções brasileiras, com destaque para títulos de Rosana Urbes, Letícia Simões e novos curtas pernambucanos.

A CAIXA Cultural Recife receberá, de 7 a 12 de outubro, a 15ª edição do Festival Internacional de Animação de Pernambuco – ANIMAGE. O evento, que tem entrada gratuita, exibirá 134 filmes de 51 países, entre estreias nacionais e internacionais, clássicos restaurados, retrospectivas e destaques da produção brasileira. 

Além das exibições, o ANIMAGE terá uma programação formativa na CAIXA Cultural, com oficinas, masterclasses e encontros de conversa gratuitos. Entre os convidados estão a animadora paulista Rosana Urbes; o diretor português Nuno Beato; a animadora baiana Pâmela Peregrino e o diretor alemão Frédéric Schuld. 

A edição de 2025 selecionou 72 curtas para a Mostra Competitiva. O júri é formado por Beato, o animador Jason Tadeu e a jornalista pernambucana Luciana Veras. Este ano foram recebidos mais de 2.300 produções de 112 países diferentes, o maior número de inscrições até hoje.

Entre os longas em destaque estão:

  • Arco, do francês Ugo Bienvenu, premiado em Annecy e exibido em Cannes;
  • Glória e Liberdade, de Letícia Simões, que revisita as revoltas separatistas do século XIX; 
  • A Sapatona Galáctica, vencedor da Berlinale
  • Olívia & as Nuvens, reconhecido em Locarno e Ottawa.

O Brasil terá protagonismo com 26 produções, incluindo Safo, de Rosana Urbes, premiado em Annecy, Como Nasce um Rio, exibido em Tribeca, e curtas pernambucanos inéditos como Medo Monstro e Odudua.

“Os quinze anos do ANIMAGE consolidam o festival como espaço de troca, diversidade e formação de novos públicos. É mais do que um evento de exibição, é um lugar de desenvolvimento da arte da animação”, afirmou Gutie, diretor do festival.

A programação completa pode ser acessada no perfil oficial do evento no Instagram.