Governadora destacou investimentos do programa Juntos pela Segurança e celebrou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios violentos em Pernambuco
por Clara Nilo
Publicado em 02/10/2025, às 10h56 - Atualizado às 11h13
A governadora Raquel Lyra (PSD) comandou a aula inaugural da segunda turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que reúne 322 novos alunos em curso de oito meses. Durante o evento, destacou a queda de 13,4% nos homicídios e de 23% nos crimes patrimoniais em setembro, além do programa Juntos pela Segurança, que prevê a entrada de 7 mil novos policiais até 2026. O curso soma 1.248 horas/aula em disciplinas como combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar, reforçando também valores de ética e disciplina. Após a formação, os bombeiros atuarão em grupamentos da Região Metropolitana. Autoridades ressaltaram o impacto positivo da chegada dos novos integrantes para o reforço e a revitalização da corporação.
A governadora Raquel Lyra (PSD) comandou, na última quarta-feira (1º), a aula inaugural da segunda turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O curso reúne 322 novos alunos, sendo 266 homens e 56 mulheres, que passarão por oito meses de preparação antes de reforçar o efetivo da corporação.
Durante o evento, Lyra também destacou os resultados do programa Juntos pela Segurança, que tem previsão de colocar 7 mil novos policiais nas ruas até o primeiro semestre de 2026.
Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), setembro de 2025 registrou 226 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 35 a menos que no mesmo mês do ano passado, uma queda de 13,4%. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram 23%, passando de 3.524 ocorrências em 2024 para 2.721 em 2025.
“O Juntos pela Segurança tem garantido os maiores investimentos em segurança da nossa história. Os resultados estão aí: Pernambuco alcançou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios e tivemos o segundo melhor setembro da série histórica”, afirmou a governadora.
O Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) soma 1.248 horas/aula e inclui disciplinas como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e aquático, além de reforçar valores como hierarquia, disciplina e ética. Após a formação, os bombeiros serão distribuídos em grupamentos da Região Metropolitana para estágio operacional.
“O Corpo de Bombeiros é uma instituição admirada, a presença dela significa uma vida a salvar, um patrimônio a preservar”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Já o comandante da corporação, coronel Francisco Cantarelli, afirmou que o reforço representa "não apenas um reforço para a nossa tropa, mas também uma revitalização de nossa atividade, de nossos grupamentos e do desenvolvimento de todas as ações de salvamento".