Decisão foi por antecipar ponto facultativo e para dar folga aos servidores estaduais
por Jamildo Melo
Publicado em 02/10/2025, às 08h37 - Atualizado às 08h41
O Governo do Estado anunciou a transferência do ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público Estadual. Conforme comunicado oficial da Secretaria de Administração do Estado (SAD), a folga, originalmente celebrada em 28 de outubro (terça-feira), será antecipada para o dia 27 de outubro, uma segunda-feira.
A decisão, determinada pela Governadora do Estado no Diário Oficial, abrange todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta. Com a mudança, os servidores estaduais terão um fim de semana prolongado, emendando com o sábado e o domingo.
De acordo com a nota assinada pela Secretária de Administração, Ana Maraíza de Sousa Silva, a medida não afetará o funcionamento de serviços considerados indispensáveis à população. A definição sobre quais atividades deverão ser mantidas ficará a critério da chefia de cada órgão.
A prática de alterar a data de pontos facultativos para criar fins de semana prolongados é comum na administração pública, visando tanto a valorização do servidor quanto o fomento de atividades econômicas locais, como o turismo.
O Dia do Servidor Público é oficialmente comemorado em 28 de outubro, em referência ao decreto que instituiu o regime jurídico dos funcionários públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, em 1939. O Estado de Pernambuco segue a tradição de celebrar a data.
"Os servidores do Estado de Pernambuco estão empenhados em prestar os serviços públicos à toda a população com seriedade, transparência e qualidade nas mais diversas áreas, como segurança, educação, saúde e tantas outras. O mês de outubro é marcado pelo Dia do Servidor Público e garantimos que esta data seja celebrada com a valorização do trabalho daqueles que integram o quadro da administração estadual", disse a governadora, em informe ao site Jamildo.com.
O Brasil tem 10 feriados nacionais oficiais durante o ano, segundo a legislação federal. Entre eles estão datas fixas como o Dia da Independência (7 de setembro), o Natal (25 de dezembro), o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Tiradentes (21 de abril). Além desses, existem também feriados de datas móveis, como o Carnaval, a Sexta-Feira Santa e o Corpus Christi.