SINPOL-PE passa a usar Inteligência Artificial para analisar dados de segurança

Plantão Jamildo.com | Publicado em 05/09/2025, às 16h26

Policiais Militares de Pernambuco - Hesíodo Góes/Secom
COMPARTILHE:

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) iniciou o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para acompanhar e analisar os indicadores criminais divulgados pelo Governo do Estado, além de outros levantamentos de dados estratégicos.

Segundo o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, a iniciativa busca modernizar a atuação da entidade e ampliar a capacidade de resposta da categoria.

Precisamos acompanhar e usar as tecnologias a nosso favor e para o bem coletivo comum. O SINPOL está atento, analisando tudo que é produzido pelo governo na lupa, acompanhando de forma analítica e crítica todos os indicadores publicados. A IA nos ajuda a ter mais eficiência em nossas ações e posicionamentos. Teremos novidades em breve”, afirmou.

Governo divulga queda nos homicídios

Pernambuco registrou em agosto o 16º mês consecutivo de redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs), segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 258 casos no mês passado, o que representa uma queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 276 registros. No acumulado do ano, a retração é de 11,1%, com 2.123 ocorrências contra 2.389 no mesmo período do ano anterior.

A governadora Raquel Lyra (PSD) destacou que o resultado reflete medidas adotadas desde o início da gestão.
São 16 meses consecutivos de redução da violência em Pernambuco, resultado que nos anima e nos motiva a seguir trabalhando firme para fortalecer ainda mais as forças de segurança do nosso Estado e, assim, preservar vidas e proteger a população”, afirmou.

Nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o Estado também obteve o melhor agosto da série histórica. Foram 3.111 ocorrências, contra 3.687 em 2024, uma queda de 15,6%. No acumulado de 2025, a redução foi de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No recorte da violência contra a mulher, houve retração de 1,3% em agosto, com 5.225 registros contra 5.293 no ano anterior. A Patrulha Maria da Penha já acompanhou mais de 14 mil mulheres com medidas protetivas desde 2023, com 20.725 atendimentos realizados somente em 2025.

Violência governo de pernambuco Sinpol-pe

Leia também

Pernambuco registrou o final de semana mais violento do ano, diz Sinpol


Raquel Lyra vai autorizar licitação para construção de batalhão no Cabo de Santo Agostinho após aumento de violência


As vítimas de violência doméstica e as garantias trabalhistas