Governo anunciou, nesta segunda (5), um marco na segurança pública: abril registrou o menor número homicídios dos últimos 11 anos para esse mês.
por Ana Luiza Melo
Publicado em 06/05/2025, às 11h50 - Atualizado às 11h54
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (5), um marco na segurança pública: abril registrou o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 11 anos para esse mês.
De acordo com a gestão estadual, o resultado é reflexo do trabalho desenvolvido no programa Juntos pela Segurança, lançado em 2023. A estratégia reúne ações integradas com foco em inteligência policial, investimentos em estrutura e valorização dos profissionais de segurança.
A governadora Raquel Lyra destacou que este é o 11º mês consecutivo de redução nos homicídios em Pernambuco. Além da queda nas Mortes Violentas Intencionais, ela também comemorou avanços no combate a crimes contra o patrimônio e roubo de cargas.
“Tudo isso que conseguimos fazer juntos tem surtido efeito para a população, embora saibamos que o desafio é muito maior”, afirmou.
Durante a reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, a vice-governadora Priscila Krause ressaltou os resultados positivos.
“Pernambuco segue avançando na redução dos homicídios, um resultado expressivo que evidencia o trabalho sério e integrado na política de segurança pública do nosso estado. Aproveito para agradecer especialmente a todos que fazem nossas polícias pela dedicação em tornar nosso estado mais seguro e melhor para se viver”, disse Priscila.
Inteligência Artificial e Policial
Além da atuação humana, os resultados também podem ser atribuídos à tecnologia. Em dezembro de 2024, o governo estadual anunciou investimentos de R$ 122 milhões em câmeras de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA).
Cerca de 2 mil câmeras de videomonitoramento com IA estão sendo instaladas desde então na RMR e em cidades como Caruaru e Petrolina, conforme publicado no Jamildo.com, e de acordo com o governo, estarão funcionando em sua totalidade até agosto de 2025.. Na época do anúncio, a governadora Raquel Lyra celebrava o 7º mês de redução nos índices.
No comparativo com abril de 2024, 71 homicídios a menos foram registrados no último mês em Pernambuco, reduzindo de 322 para 251 casos — uma queda de 22%. Segundo dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE), abril teve o menor número de MVIs de 2025 até agora.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu o avanço ao alinhamento entre planejamento estratégico e execução.
“A determinação da governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para garantir estrutura, inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública”, destacou.
Também nesta segunda-feira (5), a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause participaram da abertura oficial do Curso de Formação Profissional para os aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
A cerimônia, realizada no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), marcou o início da preparação de 445 futuros delegados, agentes e escrivães, que vão reforçar a segurança do estado.
Até 2026, mais de 7 mil novos profissionais das forças de segurança — incluindo as Polícias Civil, Militar, Científica, Penal e o Corpo de Bombeiros — serão incorporados às atividades em Pernambuco.