Jamildo Melo | Publicado em 21/09/2025, às 13h30
O presidente do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros, esteve em Brasília durante toda a semana, cumprindo uma intensa agenda de reuniões e articulações em defesa dos policiais civis. Entre os compromissos, destacam-se encontros com deputados federais, com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, com representantes do Ministério da Justiça, além da participação na primeira audiência da PEC da Segurança Pública.
Ao lado de dirigentes da Cobrapol, Cisneiros se reuniu com o deputado Mendonça Filho, relator da PEC. "Nos cobramos que a proposta trate a segurança pública de forma ampla, assegurando instrumentos de reparação para os direitos retirados dos policiais civis na legislatura passada".
Durante a audiência no Ministério da Previdência, Áureo cobrou providências sobre a demora na emissão das Certidões de Tempo de Contribuição (CTCs) e nos pedidos de revisão, o que vem causando atrasos significativos na publicação de portarias de aposentadoria e o apoio para que a paridade e integralidade sejam restabelecidas.
Segundo ele, o ministro Wolney Queiroz demonstrou solidariedade à categoria, "Ele se comprometeu em apoiar a reparação pelos direitos previdenciários retirados, além de buscar soluções para corrigir as injustiças enfrentadas pelos policiais de Pernambuco e de todo Brasil".
Áureo Cisneiros destacou que as pautas apresentadas foram bem recebidas em Brasília.
“A segurança pública precisa ser tratada como direito e não apenas como serviço. Valorizar os policiais civis é uma das melhores formas para combater o crime organizado”, afirmou, em informe ao site Jamildo.com.
Ainda na capital federal, Cisneiros tratou com o deputado Mendonça Filho, relator da PEC, sobre emendas que reparem perdas ocorridas na legislatura passada, como a paridade e integralidade.
Áureo Cisneiros, completou na agenda também a defesa da carreira única, com a articulação com o deputado federal Eriberto Medeiros para apresentar a emenda a PEC da Segurança para a implementação da Carreira Única na Polícia Cívil e o fortalecimento da Lei Orgânica Estadual da Polícia Civil. A entidade sindical considera fundamental para modernizar procedimentos investigativos e aumentar a eficiência da instituição.
No Ministério da Justiça, a comitiva do SINPOL-PE foi recebida pelo secretário-executivo, Marivaldo de Castro Pereira, secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJSP.
O presidente do SINPOL-PE também buscou apoio da bancada federal pernambucana, especialmente dos parlamentares aliados ao governo de Pernambuco, para abertura de diálogo e envio da Lei Orgânica para Assembleia Legislativa de Pernambuco.
"O SINPOL-PE reforçou seu compromisso de lutar permanentemente pela valorização dos policiais civis, pela modernização da instituição e pela garantia e ampliação de direitos da categoria", resumiu.
Basta: O Estado não pode ficar refém do crime organizado
O Brasil precisa urgentemente de um ministério da Segurança Pública
Sinpol usa 7 de setembro para ir às ruas e pedir valorização da Polícia Civil