EXCLUSIVA: Raquel Lyra decreta desapropriação para hospital no Recife

Ana Luiza Melo | Publicado em 30/04/2025, às 14h52

Raquel Lyra publicou edital de licitação para novo hospital em Garanhuns - Janaína Pepeu/Secom
COMPARTILHE:

Um decreto publicado pela governadora Raquel Lyra (PSD)  no Diário Oficial desta quarta-feira (30),  declara de utilidade pública uma área no Recife para fins de desapropriação, com o objetivo de implantar um "equipamento público na área da saúde".

De acordo com fonte segura do Jamildo.com, será construído um hospital de grande porte em um terreno que conta com área de 28.545,50m², no bairro do Bongi.

A desapropriação indica que o governo estadual está buscando ampliar sua atuação na área da saúde, o que pode ser relevante diante das críticas sobre a falta de investimentos estaduais no Hospital da Criança do Recife, projeto frequentemente destacado pelo prefeito João Campos (PSB). 

O decreto Nº 58.543 detalha que o Estado de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral, será responsável pelo processo de desapropriação do imóvel, de forma amigável ou judicial. Além disso, o decreto prevê a possibilidade de urgência no processo judicial para garantir a posse da área.

Confira publicação no Diário Oficial de PE desta quarta-feira (30):

A área está situada no bairro do Bongi, no Recife, conforme memorial descritivo: “Ao sul: sua face frontal, confronta com a Av. Engº Abdias de Carvalho; ao Oeste: suas faces esquerdas, confronta com área da FEBEM (hoje Funase) e Área “A”; ao Norte: sua face traseira, confronta com a Área “A” (Av. Engenheiro Abdias de Carvalho) ; e ao Leste: suas faces direitas, confronta com a área “A”.

Esse movimento pode ser interpretado como uma resposta às demandas da população por melhorias na saúde pública, que têm sido apontadas como uma das principais necessidades do estado nas pesquisas mais recentes.

Hospitais no interior

Nos últimos meses, Raquel Lyra tem enfatizado que a saúde é uma prioridade em seu governo. Em dezembro de 2024,  a governadora anunciou as obras de requalificação do Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, com um investimento de R$ 23 milhões. 

A desapropriação de terrenos para a construção de unidades de saúde não é uma ação isolada. Em julho de 2024, Raquel Lyra também determinou a desapropriação de áreas em Garanhuns e Serra Talhada para a construção de um hospital e uma maternidade, respectivamente.

Segundo a governadora, essas unidades eram demandas antigas da população e fazem parte de um esforço maior para melhorar o acesso aos serviços de saúde no estado.

Saúde Raquel Lyra

Leia também

Ricardo Leitão: "O Golpe da Anistia de Bolsonaro"


Justiça Eleitoral pede remoção de pesquisa divulgada por Eduardo Batista na reta final da eleição em Goiana


Carol Tabosa toma posse da presidência do Sindicato dos Médicos de Pernambuco