Cynara Maíra | Publicado em 14/10/2025, às 08h59
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) inaugurou, nesta segunda-feira (13), um novo equipamento de PET Scan. Com a nova máquina, a instituição zerou a fila de espera para o exame, que é utilizado para localizar tumores e detectar possíveis recorrências de câncer.
Uma emenda parlamentar de R$ 6,4 milhões do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) possibilitou a aquisição do aparelho.
Com capacidade para atender 300 pessoas por mês, o equipamento já realizou 1.065 exames desde o início de seu funcionamento em outubro. Antes, o hospital já detinha um equipamento semelhante inaugurado em 2024, também obtido por emenda parlamentar de Eduardo da Fonte.
Com o volume de demanda, os pacientes precisavam se deslocar até o Hospital das Clínicas da UFPE, o que gerava atrasos no diagnóstico.
Durante a cerimônia de inauguração, o deputado Eduardo da Fonte falou sobre o impacto da nova tecnologia.
“O dia de hoje marca uma conquista para o IMIP e para o SUS, que passa a contar com um serviço mais tecnológico, acessível e de ponta. Nosso mandato tem trabalhado para fortalecer a saúde pública”, afirmou.
A superintendente de Atenção à Saúde do IMIP, Dra. Adriana Scavuzzi, também comentou a iniciativa. “Queremos agradecer não só essa doação, mas também a bandeira que o deputado defende de trazer para o hospital público o que existe de melhor na rede privada”, completou.
A entrega também contou com a presença da superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, do deputado federal Lula da Fonte (PP) e dos deputados estaduais Roberta Arraes (PP) e Adalto Santos (PP).
A entrega se soma a outras ações do parlamentar na saúde em Pernambuco. Em maio, o Hospital das Clínicas da UFPE recebeu um ecocardiógrafo e o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu um acelerador linear que permitirá dobrar o número de sessões de radioterapia.
“Estamos avançando cada vez mais para garantir que os hospitais de Pernambuco tenham os mesmos equipamentos que os particulares. Isso é trazer dignidade e respeito aos pacientes que utilizam o SUS”, ressaltou Eduardo da Fonte.
O IMIP é uma instituição filantrópica e um dos principais complexos hospitalares do Brasil, com atendimento 100% SUS e referência para a região Norte-Nordeste do país.
Consultoria francesa de tecnologia amplia operações no Porto Digital
Antes de viagem internacional, Raquel Lyra assina contratos e autoriza obras ao lado de aliados
Compesa implanta nova estação elevatória de esgoto no Recife