"Agora Tem Especialistas", do Governo Federal, realiza 682 atendimentos em PE e supera meta

Hospital das Clínicas, no Recife, concentrou maior número de procedimentos; ação nacional mobilizou 45 hospitais universitários

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 18/09/2025, às 10h21 - Atualizado às 10h43

O próximo mutirão será em dezembro - Walterson Rosa/MS
O próximo mutirão será em dezembro - Walterson Rosa/MS

O mutirão nacional para reduzir filas do Sistema Único de Saúde (SUS), o Agora Tem Especialistas, resultou em682 atendimentos em Pernambuco, realizados no último sábado (13).

A iniciativa aconteceu nos hospitais universitários federais do estado: Hospital das Clínicas (HC-UFPE), no Recife, e Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina.

O HC concentrou a maior parte dos procedimentos, com 483 atendimentos, incluindo 45 cirurgias eletivas, 65 consultas e 373 exames. Já o HU registrou 199 atendimentos, entre 14 cirurgias, 139 consultas e 46 exames.

No balanço nacional, foram 34,2 mil procedimentos em um único dia, o que representa um crescimento de 15% na meta inicial de 29 mil. O resultado também representa um aumento de 175% em relação à primeira edição do mutirão, em julho. A ação mobilizou mais de 5 mil profissionais e estudantes em todo o país.

“Estamos falando de centenas de tipos de cirurgias, inclusive complexas, além de exames como tomografia, ressonância e ultrassonografia. É o maior mutirão da história do SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou a ação em Brasília e reforçou a importância da iniciativa. “Foram anos para garantir que o povo mais pobre tivesse acesso a especialistas. A doença não espera, e esse programa busca dar atendimento na qualidade que o povo precisa”, disse ele.

O terceiro mutirão nacional está marcado para dezembro e a expectativa do Governo Federal é que amplie ainda mais o número de cirurgias e consultas especializadas gratuitas.