Hospital do Câncer de Pernambuco entrega Comenda Fundadora Dília Henriques nesta quarta-feira (30)

Encerrando o mês de outubro, o Hospital do Câncer de Pernambuco realizará a entrega da primeira Comenda Fundadora Dília Henriques

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 30/10/2024, às 13h18

Hospital do Câncer de Pernambuco - Foto: Google Street View
Hospital do Câncer de Pernambuco - Foto: Google Street View

Nesta quarta-feira (30), às 19h, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) sediará a cerimônia de outorga da primeira edição da Comenda Fundadora Dília Henriques, protagonista no surgimento do HCP em 1948, reconhecida por somar esforços com outras mulheres da sociedade pernambucana para iniciar um trabalho de voluntariado aos pacientes oncológicos do Estado, através da Sociedade de Assistência aos Indigentes Hospitalizados. 

A comenda que leva o nome da fundadora e idealizadora principal deste feito foi criado ainda em 2024 pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), visando reconhecer os trabalhos prestados por médicos que dedicaram suas carreiras à promoção da saúde e ao cuidado de pacientes oncológicos no Estado.

Os primeiros nomes que receberão o honroso gesto são: Dr. Francisco de Paula — Coordenador do grupo de cirurgia de urgência do HCP desde 1994, dedicado ao cuidado integral dos pacientes; Dr. Cláudio Cleto Mascena Cordeiro — Médico oncologista com 54 anos de dedicação ao hospital, reconhecido por seu trabalho no diagnóstico e tratamento do câncer, e o Dr. Roberto José Vieira de Mello — Neuropatologista e um dos pioneiros no primeiro laboratório de imunohistoquímica do Nordeste, instalado no HCP.

Autoridades políticas, representantes das entidades médicas de Pernambuco além da sociedade pernambucana são esperadas na noite de homenagens e reconhecimento na Av. Cruz Cabugá, 1597 - Santo Amaro às 19h.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Conquistas do Simepe

Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou ao site Jamildo.com uma importante vitória para a categoria e para a saúde pública do estado em geral, especialmente na capital. Após negociações com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi confirmada a ampliação das equipes médicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Torrões, Imbiribeira, Caxangá e Nova Descoberta.

Além disso, cada unidade será equipada com uma nova ambulância para otimizar o atendimento de urgência.

"Essa conquista representa o compromisso do Simepe com a valorização dos médicos e a melhoria das condições de trabalho, refletindo diretamente na qualidade do atendimento à população", afirmou Rodrigo Rosas, diretor sindical do Simepe.

@blogdojamildo