João Campos cria canal no Conecta Recife para denúncias de bebidas alcoólicas adulteradas

Clara Nilo | Publicado em 03/10/2025, às 08h14 - Atualizado às 08h41

- Reprodução
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A Prefeitura do Recife, sob a gestão de João Campos (PSB), lançou, na última quinta-feira (2), um canal digital para denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas adulteradas. A nova funcionalidade está disponível no aplicativo Conecta Recife, em destaque na tela inicial: “Faça aqui a sua DENÚNCIA”.

O recurso permite que qualquer pessoa informe irregularidades de forma simples e rápida através de um canal no WhatsApp, com encaminhamento das notificações à Ouvidoria do SUS Recife.

Além de receber denúncias, o canal oferece orientações sobre sinais de intoxicação por metanol e indica quando é necessário procurar atendimento médico. A medida integra a estratégia municipal de ampliar serviços digitais voltados à saúde e à segurança sanitária.

O lançamento ocorre em meio à preocupação nacional com o aumento de casos de envenenamento por consumo de bebidas adulteradas. Dados do Ministério da Saúde apontam que, apenas entre agosto e setembro de 2025, foram registradas 26 suspeitas em São Paulo, com sete confirmações e cinco mortes em investigação.

Até esta quinta-feira (2), o número de registros chegou a 59 em todo o país, sendo 12 confirmados em laboratório e 47 em apuração.

Em Pernambuco, três casos suspeitos foram notificados recentemente: dois óbitos em Lajedo e um caso de cegueira parcial em João Alfredo.

Alepe também fala sobre o tema

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu uma proposta do deputado estadual Romero Albuquerque (UB) que propõe a obrigatoriedade da inclusão de QR Code em embalagens para garantir a rastreabilidade dos produtos.

O código deverá levar a uma plataforma oficial com informações sobre fabricante, validade, lote e regularidade da empresa.

Nos últimos dias, tivemos episódios trágicos envolvendo bebidas adulteradas no Brasil, inclusive aqui em Pernambuco. Esse projeto é uma forma de proteger a população e coibir a ação de criminosos que colocam em risco a vida das pessoas”, explicou Romero Albuquerque

Saúde Prefeitura do Recife Saúde Pública

Leia também

Pesquisa ao Senado mostra ampla vantagem para Marília Arraes e disputa acirrada por 2º vaga; confira


Metanol: Ministério da Saúde se reúne em Sala de Situação para avaliar casos e criar medidas para crise


Bolsonaro pede a Moraes para receber visita do vereador Gilson Machado Filho