Waldemar Borges critica falas de Raquel Lyra e chama de "narrativas" declarações em Fernando de Noronha

Cynara Maíra | Publicado em 10/11/2025, às 13h29

Raquel Lyra durante evento em Fernando de Noronha - Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) rebateu, nesta segunda-feira (10), as declarações da governadora Raquel Lyra (PSD) sobre os investimentos em Fernando de Noronha.

Em um vídeo nas redes sociais, o parlamentar acusou a governadora de criar "narrativas" e "agredir a verdade" ao, segundo ele, se apropriar de obras da gestão Paulo Câmara.

A crítica de Borges foca em dois pontos principais: a Usina de Dessalinização e a construção de unidades habitacionais. As falas de Raquel Lyra ocorreram durante sua agenda na ilha no último fim de semana, quando ela anunciou a antecipação do novo terminal do aeroporto e autorizou a licitação para 25 novas casas.

Disputa pelo Dessalinizador

O deputado do PSB criticou um vídeo em que a governadora aparece bebendo água do equipamento e afirma que sua gestão tem "trabalhado investindo muito na melhoria do abastecimento da ilha". A gestora não cita diretamente que o projeto é de sua autoria, mas fala sobre projetos de tratamento de esgoto que visa ampliar a infraestrutura do local. Veja o vídeo: 

 

Nas suas redes sociais, Waldemar Borges afirmou que o vídeo "induz a imaginar" que a atual gestão tem relação com a obra. "Tem zero a ver. Esse dessalinizador, que custou R$ 22 milhões, foi todo viabilizado no governo de Paulo Câmara", diz o parlamentar da oposição.

Waldemar lembrou que a usina foi inaugurada em 20 de outubro de 2021 na gestão de Paulo Câmara. Borges ainda acusou a atual gestão de "má manutenção", alegando que a população, "vez por outra, ainda enfrenta dificuldades" com o fornecimento de água do equipamento e que essa seria uma situação supostamente causada por Raquel. 

Confira o vídeo do deputado: 

 

A segunda crítica de Borges foi sobre o anúncio de Raquel Lyra na sexta-feira (07), quando revelou ao público a licitação para 25 novas unidades habitacionais. O deputado rebateu uma fala de Raquel Lyra que classificava as moradias como as "primeiras habitações de interesse na ilha".

"Aqui, a governadora está espancando a verdade", disse Borges. "O governo de Paulo Câmara construiu 26 casas de interesse social. Antes, o governo de Eduardo [Campos] também tinha construído".

Waldemar Borges finalizou a crítica afirmando que a gestão anterior do PSB realizou as obras com recursos próprios, sem o apoio do governo federal que a atual gestão possui. "Paulo Câmara não contou com o governo como de Lula para bancar financeiramente os custos", declarou.

"Não é criando um mundo paralelo que a gente vai resolver os problemas reais da população. Nem é agredindo a verdade", concluiu o deputado.

Ida de Raquel Lyra para Fernando de Noronha

Durante sua passagem por Fernando de Noronha, Raquel Lyra fez diversos anúncios e entregas para o arquipélago. Entre eles: 

Raquel Lyra waldemar borges fernando de noronha

Leia também

De olho no Senado, Silvio Costa Filho cola em Lula durante agendas


Raquel Lyra participa de abertura de Exposição Nordestina de Animais e fala sobre ações de apoio ao Agro


Isenção do IPVA: Raquel Lyra defende planejamento da arrecadação e relembra: "menor do Nordeste"