Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/11/2025, às 14h13
A população pernambucana poderá participar da definição de como serão aplicados R$ 10 milhões em emendas parlamentares do mandato do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE). A votação ocorre entre os dias 4 e 8 de novembro, por meio do site participape.com.
A iniciativa integra o processo de emendas participativas, modelo adotado por Gadêlha desde 2019, que permite à sociedade indicar prioridades para o uso de recursos federais.
De acordo com o mandato, mais de 200 projetos foram submetidos por organizações, coletivos e instituições de diferentes regiões de Pernambuco. As propostas abrangem áreas como educação, meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos e desenvolvimento social.
A votação definirá quais iniciativas receberão os recursos das emendas a serem executadas em 2026.
Túlio Gadêlha é o único parlamentar de Pernambuco e um dos poucos do Congresso Nacional a adotar a consulta pública como forma de definir o destino das emendas individuais. O parlamentar afirma em nota enviada ao site Jamildo.com que o modelo busca ampliar a transparência e a participação social no processo orçamentário.
“As emendas participativas são uma forma concreta de devolver às pessoas o poder de decidir o que é prioridade. É assim que a política deve funcionar: com escuta, diálogo e construção coletiva”, afirmou Gadêlha.
O formato foi implementado no primeiro mandato do deputado e passou a ser realizado anualmente. Desde então, Gadêlha destina parte das emendas parlamentares com base nos resultados da votação popular.
Alepe sanciona lei que obriga divulgação detalhada sobre emendas parlamentares após ano de impasses sobre tema
Amupe orienta 175 municípios sobre pendências de R$ 854 milhões em emendas especiais
Alexandre de Moraes impõe 'freio' em emendas impositivas de deputados estaduais