Plantão Jamildo.com | Publicado em 14/09/2025, às 09h50
A proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, é rejeitada por 54% da população, segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado (13).
Aqueles que apoiam a concessão do perdão somam 39%, enquanto 2% se disseram indiferentes e 4% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 2.005 pessoas em 113 municípios brasileiros. A pergunta feita foi:
"Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro trabalham para que deputados e senadores o beneficiem com uma anistia, ou seja, aprovem uma medida para Bolsonaro não ser preso caso seja condenado por tentativa de golpe de Estado. Você é a favor ou contra que o Congresso livre Bolsonaro de punição por tentativa de golpe de Estado?"
O ex-presidente também terá de pagar multa de 124 dias, equivalente a dois salários mínimos por dia. O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, considerou como agravante a liderança de organização criminosa e como atenuante a idade avançada de Bolsonaro. O voto foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, que havia votado pela absolvição, não participou da definição da pena.
O levantamento também avaliou o índice de aprovação ao projeto de anistia que prevê perdão a todos os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Nesse caso, 61% dos entrevistados se declararam contrários, enquanto 33% apoiam a medida.
A rejeição ao projeto tem crescido ao longo do tempo. A série histórica de respostas contrárias é a seguinte:
STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Pesquisa CNT: Lula empata com Bolsonaro em rejeição, mas ainda vence em todos os cenários
Com boneco de Trump e pedidos por soberania, direita e esquerda de Pernambuco fazem protestos no 7 de setembro