Raquel Lyra escolhe José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como novo procurador-geral do MPPE

Cynara Maíra | Publicado em 08/01/2025, às 07h17

Raquel Lyra nomeou no mesmo dia José Paulo Cavalcanti Xavier Filho o novo procurador-geral do MPPE - Priscilla Buhr/AMCS
COMPARTILHE:

O promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti Xavier Filho foi escolhido pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), como o novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2025-2027.

O anúncio foi realizado na terça-feira (07), após a eleição dos procuradores do MPPE o posicionar como o mais votado na lista tríplice apresentada ao Executivo. Ao fim do pleito, José Paulo teve 262 votos.

Recebo com muita alegria e gratidão o resultado da eleição pela classe e a decisão da governadora. Reafirmo meu compromisso com os objetivos do Ministério Público, especialmente na garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, habitação e alimentação, além do fortalecimento do combate ao crime organizado”, declarou José Paulo.

Eleição interna e composição da lista tríplice

A eleição que definiu a lista tríplice ocorreu ao longo da terça-feira. Todos os procuradores do estado precisaram votar entre os cinco candidatos.

Além de José Paulo, a lista tríplice enviada para Raquel Lyra continha os nomes da promotora de Justiça Maria Lizandra Lira de Carvalho, que conseguiu 257 votos e o procurador de Justiça Silvio José Menezes Tavares, que ficou com 180 votos.

Outros candidatos foram a promotora Deluse Amaral Rolim Florentino, com 172 votos, e o promotor Maviael de Souza Silva, que recebeu 160 votos.

A lista tríplice foi entregue à governadora Raquel Lyra no início da noite pelo atual Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, que encerra sua gestão e assume nesta quarta-feira (08) como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Marcos foi acompanhado pelo Subprocurador-Geral em Assuntos Institucionais, Renato da Silva Filho, e da coordenadora de gabinete, Ana Carolina Magalhães. No Palácio do Campo das Princesas, o grupo foi recebido pela Procuradora-Geral do Estado, Bianca Teixeira, e pelo Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Trajetória no MPPE

Natural do Recife, José Paulo tem 50 anos e acumula 25 anos de atuação no MPPE. Ele iniciou sua carreira em 1999, na Promotoria de Justiça de Ouricuri, e ao longo do tempo foi titular de promotorias em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife.

Até a nomeação, ocupava a titularidade da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com foco na área de infância e juventude, além de ter exercido a chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde 2022.

Em sua trajetória, o promotor também já atuou como assessor da Corregedoria-Geral do MPPE, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal) e integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), antigo Núcleo Integrado de Repressão ao Crime Organizado (NIRCO).

Compromissos para a gestão

Ao ser nomeado, José Paulo destacou que sua gestão dará ênfase ao fortalecimento das ações do GAECO e à expansão de projetos de centros de apoio para diversas áreas do MPPE.

O novo procurador-geral também reforçou a importância de manter a vigilância em relação à Constituição Federal e às prerrogativas do Ministério Público.

Nosso trabalho será pautado pelo diagnóstico detalhado dos desafios e pela busca de soluções eficazes para fortalecer a atuação do MPPE em todas as áreas. Permaneceremos atentos à nossa missão constitucional e ao fortalecimento do combate ao crime organizado”, afirmou.

José Paulo ficará no cargo pelo biênio de 2025-2027. 

Raquel Lyra MPPE

Leia também

STF decide que servidoras comissionadas e temporárias que adotam também têm direito a licença de seis meses


Obra de alargamento do Rio Tejipió atinge 50% e avança no combate a alagamentos no Recife


Nova unidade do Arco-Vita em Ipojuca promete geração de mais de 300 empregos