Cynara Maíra | Publicado em 08/01/2025, às 07h17
O promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti Xavier Filho foi escolhido pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), como o novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2025-2027.
O anúncio foi realizado na terça-feira (07), após a eleição dos procuradores do MPPE o posicionar como o mais votado na lista tríplice apresentada ao Executivo. Ao fim do pleito, José Paulo teve 262 votos.
“Recebo com muita alegria e gratidão o resultado da eleição pela classe e a decisão da governadora. Reafirmo meu compromisso com os objetivos do Ministério Público, especialmente na garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, habitação e alimentação, além do fortalecimento do combate ao crime organizado”, declarou José Paulo.
A eleição que definiu a lista tríplice ocorreu ao longo da terça-feira. Todos os procuradores do estado precisaram votar entre os cinco candidatos.
Além de José Paulo, a lista tríplice enviada para Raquel Lyra continha os nomes da promotora de Justiça Maria Lizandra Lira de Carvalho, que conseguiu 257 votos e o procurador de Justiça Silvio José Menezes Tavares, que ficou com 180 votos.
Outros candidatos foram a promotora Deluse Amaral Rolim Florentino, com 172 votos, e o promotor Maviael de Souza Silva, que recebeu 160 votos.
A lista tríplice foi entregue à governadora Raquel Lyra no início da noite pelo atual Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, que encerra sua gestão e assume nesta quarta-feira (08) como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Marcos foi acompanhado pelo Subprocurador-Geral em Assuntos Institucionais, Renato da Silva Filho, e da coordenadora de gabinete, Ana Carolina Magalhães. No Palácio do Campo das Princesas, o grupo foi recebido pela Procuradora-Geral do Estado, Bianca Teixeira, e pelo Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Natural do Recife, José Paulo tem 50 anos e acumula 25 anos de atuação no MPPE. Ele iniciou sua carreira em 1999, na Promotoria de Justiça de Ouricuri, e ao longo do tempo foi titular de promotorias em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife.
Até a nomeação, ocupava a titularidade da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com foco na área de infância e juventude, além de ter exercido a chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde 2022.
Em sua trajetória, o promotor também já atuou como assessor da Corregedoria-Geral do MPPE, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal) e integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), antigo Núcleo Integrado de Repressão ao Crime Organizado (NIRCO).
Ao ser nomeado, José Paulo destacou que sua gestão dará ênfase ao fortalecimento das ações do GAECO e à expansão de projetos de centros de apoio para diversas áreas do MPPE.
O novo procurador-geral também reforçou a importância de manter a vigilância em relação à Constituição Federal e às prerrogativas do Ministério Público.
“Nosso trabalho será pautado pelo diagnóstico detalhado dos desafios e pela busca de soluções eficazes para fortalecer a atuação do MPPE em todas as áreas. Permaneceremos atentos à nossa missão constitucional e ao fortalecimento do combate ao crime organizado”, afirmou.
José Paulo ficará no cargo pelo biênio de 2025-2027.
STF decide que servidoras comissionadas e temporárias que adotam também têm direito a licença de seis meses
Obra de alargamento do Rio Tejipió atinge 50% e avança no combate a alagamentos no Recife
Nova unidade do Arco-Vita em Ipojuca promete geração de mais de 300 empregos