Professor Lupércio, ex-prefeito de Olinda, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

Plantão Jamildo.com | Publicado em 12/11/2025, às 14h28

Prefeito Professor Lupércio (PSD) - Prefeitura de Olinda
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), anunciou nesta quarta-feira (12) que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições de 2026. A decisão marca a volta do ex-gestor à disputa estadual, após ter comandado a cidade por dois mandatos consecutivos.

Durante o período em que esteve à frente da Prefeitura de Olinda, Lupércio foi reeleito com 123.534 votos, o maior número já registrado na história do município. Entre as ações destacadas pela equipe estão a requalificação da Avenida Presidente Kennedy, a pavimentação de cerca de 500 ruas e a implantação da UPA Municipal no bairro de Rio Doce.

Depois de conversar com Deus, com minha família e meu grupo político, decidi que vou ser candidato a deputado estadual. Quero ficar mais próximo dos pernambucanos, porque estar perto do povo é uma das minhas marcas na vida pública”, declarou o ex-prefeito.

Lupércio já exerceu mandato na Assembleia Legislativa entre 2015 e 2016, período em que presidiu a Frente Parlamentar de Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas. Sua atuação incluiu vistorias em unidades prisionais.

Ao reassumir o projeto de voltar ao Legislativo estadual, o ex-prefeito alegou que pretende retomar o diálogo com setores sociais e lideranças locais que o acompanharam nas duas gestões em Olinda.

PSD quer assento na Alepe

A pré-candidatura de Lupércio ocorre em meio às movimentações do PSD em Pernambuco para fortalecer o partido nas disputas proporcionais. O ex-prefeito mantém diálogo com lideranças municipais que integraram sua base política e pretende consolidar apoios regionais nas próximas semanas, segundo informe divulgado ao site Jamildo.com.

Atualmente o PSD não tem parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na próxima janela partidária, em março, algumas trocas são consideradas, como as deputadas Débora Almeida, que deve deixar o PSDB; Socorro Pimentel, que pode estar de saída do União Brasil e Joãozinho Tenório, que deve fazer a troca do PRD.

Além deles, outros nomes articulam um assento na Casa, como o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão e o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana.

alepe Olinda Professor Lupércio Eleições 2026

Leia também

Débora Almeida critica João Campos por venda de precatórios do Fundef e chama reajuste aos professores de "pífio"


Comissão da Alepe aprova projeto que garante empregos na Compesa em caso de concessão


TCE diz que Antônio Campos não pode recorrer contra Professor Lupércio