Lula visita Pernambuco para vistoriar transposição do São Francisco

Clara Nilo | Publicado em 22/05/2025, às 15h31 - Atualizado às 18h07

Lula vai a Salgueiro ver obra da transposição no meio da crise do INSS, que afetou aposentados rurais - Divulgação
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá visitar o estado de Pernambuco, com visitas técninas ao "Caminho das Águas", trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) que estará sob inspeção durante os meses de maio e junho, por comitiva liderada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

O percurso no Nordeste é tem como objetivo a realização de visitas técninas e a ampliação de bombeamento do Eixo Norte - impulsionada pelo Novo PAC.

Em Cabrobó (PE), a Estação de Bombeamento EBI-1  passará por uma duplicação, de dois para quatro conjuntos de motobombas. Já em Terra Nova (PE), próximo destino, será realizada uma visita técnica cnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento.

Em seguida, a comitiva vai para Mauriti, no Ceará, onde foram nvestidos cerca de R$ 69 milhões, com destaque para os sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá. Barbalha (CE) e Crato (CE) também recerberão visitas técnicas.

O município de Salgueiro recebe Lula, nesta quarta-feira (28), quando o presidente irá assinar a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade da estação e deve beneficiar 37 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Esta será a primeira visita do presidente ao município em seu terceiro mandato. 

O presidente Lula e sua comitiva encerram a primeira etapa da viagem com um sobrevoo sobre o Ramal do Salgado, a partir de Ipaumirim (CE).

Lula novo pac Transposição do Rio São Francisco

Leia também

Governo Lula aprova concessão do Metrô do Recife


Auditores Fiscais de Pernambuco articulam destituição da diretoria do SINDIFISCO por quebra da paridade e gestão questionada


Caruaru ganha nova sede do Porto Digital na histórica Fábrica Caroá; saiba mais