Clara Nilo | Publicado em 21/04/2025, às 13h41 - Atualizado às 14h04
Após o falcimento do o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. o Papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira (21), o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) declarou luto oficial de 7 dias no território brasileiro.
O Papa, Jorge Mario Bergoglio, faleceu às 2h35 da manhã (7h35, no horário do Vaticano), aos 88 anos. Ele esteve à frente do cargo por 12 anos e é lembrado como um defensor dos direitos humanos e dos menos favorecidos, sendo considerado o Papa mais "progressista" que a Igreja Católica já possuiu.
"Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil", afirmou o presidente Lula.
No meio desta manhã, perto das 10h, na frente do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, as banddeiras já representavam o luto nacional - elas estavam hasteadas a meio-mastro.
Confira abaixo a declaração do presidente:
"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.
Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.
Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.
Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil
O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações."
Professores do cadastro reserva irão para sessão do TCE reivindicar nomeações no governo Raquel Lyra
Políticos pernambucanos lamentam morte do papa Francisco; veja falas de Raquel Lyra, João Campos e outros
Dani Portela confirma que não foi convidada para inserções do PSOL, em mais um gesto de afastamento