Jamildo Melo | Publicado em 12/12/2024, às 07h00 - Atualizado às 07h21
Na primeira sondagem do instituto Genial/Quaest sobre as eleições 2026, o prefeito do Recife, João Campos, que sequer disse ser candidato daqui a dois anos, aparece como favorito na disputa com 64% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra tem 22% das intenções de voto.
O senador Humberto Costa (PT) também foi colocado entre as opções e é citado por 4% dos entrevistados. 9% dos entrevistados disse que votaria branco, nulo ou não iria votar, com 1% de indecisos ainda.
A sondagem sobre as eleições de 2026 fez parte da mesma pesquisa da Quaest sobre a avaliação das gestões de seis estados, incluindo Pernambuco. Na pesquisa, o governo de Raquel Lyra é aprovado por 54% e reprovado por 42%
Segurança pública tem a pior avaliação na mostra. Educação é a área mais bem avaliada.
A pesquisa da Quaest avaliou o voto por regiões e confirma especulações, no meio político, sobre a necessidade da governadora Raquel Lyra melhorar sua imagem na Região Metropolitana do Recife e capital.
Segundo os números, na capital, a avaliação negativa do governo Raquel chega a 55%, com 23% de regular e 20% de positiva.
Na Região Metropolitana do Recife, o governo tem 29% de negativo, 38% de regular e 28% de positivo.
Ainda segundo a pesquisa, Raquel Lyra aparece em desvantagem mesmo com 44% dizendo ter ouvido mais notícias positivas sobre o governo, contra 34% que dizem ter ouvido mais notícias negativas.
47% consideram que o estado está melhor que os demais e 40%, que está pior.
No programa Roda Viva, o prefeito João Campos chegou a admitir que poderia se candidatar ao governo do Estado, a depender do conjunto de forças. No entanto, aliados mais ousados contam que a candidatura é irreversível, conforme apuração do site Jamildo.com.
No universo da pesquisa, 54% é feminino e 46% é masculino. Nesta mostra, 16% dos entrevistados é da capital, 33% é da metropolitana e 50% é do interior.
A mesma pesquisa mediu o cenário nacional. Feita antes da internação de Lula, a pesquisa mostra presidente como favorito em quatro cenários de segundo turno.
Uma simulação mostra vitória de Haddad contra Bolsonaro, Tarcísio, Marçal e Caiado. Sem Bolsonaro, Michelle é a candidata preferida da oposição. Marçal é o segundo.
Foram feitas 8.598 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual e o índice de confiança é de 95%.
Raquel Lyra e João Campos disputam até Santa
Em missa da festa de Nossa Senhora da Conceição, Raquel Lyra e João Campos falam em restauros