Raquel Lyra e João Campos disputam até Santa

Dois gestores anunciaram simultaneamente medidas para o Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, disputando espaços junto aos adoradores da Santa

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 10/12/2024, às 10h33

Teto do santuário veio abaixo em agosto, mas foi recuperado a tempo da festa do Morro da Conceição - Maria Luiza Borges/Jamildo.com
Teto do santuário veio abaixo em agosto, mas foi recuperado a tempo da festa do Morro da Conceição - Maria Luiza Borges/Jamildo.com

A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB) seguem disputando espaço nas mesmas pautas, como no caso das creches.

Agora a bola da vez é sobre Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Recife. O Santuário passou por um desabamento, causando duas mortes em 30 de agosto.

Sem coincidência, nesta terça-feira (10), o Diário Oficial do Estado e o Diário Oficial do Município reportaram, com destaque, as atuações dos dois gestores sobre a Santa.

Durante a Missa da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, no domingo (8), a governadora reafirmou o compromisso em dar continuidade à requalificação do Santuário do Morro. A segunda etapa das obras estaduais do Santuário contemplará a substituição de esquadrias de vidro, recuperação de acabamentos internos, instalação de um novo forro acústico em gesso, melhorias na iluminação e reorganização da área externa. O investimento total prometido pelo Governo do Estado será de R$ 3 milhões.

"Agora, com o fim da festa, vamos assinar um segundo termo de fomento para recuperar altar, piso, ar condicionado, devolvendo o Santuário totalmente requalificado aos recifenses e a todos os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Já o prefeito do Recife, João Campos, não ficou para trás na pauta do Santuário. O gestor do PSB anunciou, no domingo (8), o restauro da imagem de Nossa Senhora do Santuário, uma das mais importantes representações religiosas da cidade.

"O Padre Emerson, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, me pediu para realizarmos o restauro da imagem da Santa, e a Prefeitura do Recife atenderá a esse pedido, garantindo que ela continue a proteger o povo da nossa cidade", afirmou o prefeito.

A imagem, trazida da França em 1904, representa Maria Santíssima vestida de branco e envolvida em um manto azul. Com 3,5 metros de altura e pesando 1.840 kg, tornou-se um ícone da religiosidade e da cultura de Recife.

@blogdojamildo