Plantão Jamildo.com | Publicado em 13/04/2025, às 10h47
Pesquisa AtlasIntel financiada pela CNN Brasil apontou quais nomes à esquerda e à direita o brasileiro considera apropriados para liderar os respectivos campos políticos.
Foi questionado: Quem deve liderar as pautas progressistas nos próximos anos?
O presidente Lula (PT) aparece disparado com 56,3%, apesar de seus 79 anos. O ministro Fernando Haddad (PT) surge em segundo, com 9%. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) é o próximo da lista, com 8,7%.
Fora do âmbito nacional, o prefeito do Recife João Campos (PSB) aparece na quarta posição, com 6,4% de quem deveria liderar as pautas progressistas nos próximos anos.
Na sequência, estão a deputada federal Erika Hilton (PSOL), com 6% e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com 4,1%.
Foi questionado aos eleitores quem deve liderar as pautas conservadoras nos próximos anos:
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) puxa a fila, com 47,5%. Com 27,7% está o deputado federal Nikolas Ferreira, com 27,7%, seguido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10,5%.
Na sequência, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro surge com 5,4%. Michelle Bolsonaro (PL) tem 2,3% e Ronaldo Caiado (União Brasil) fecha com 2,1%.
Para essas pesquisas, a AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
João Campos é tido como um fenômeno político na internet. O prefeito do Recife foi reeleito com 78% dos votos - algo inédito na capital pernambucana - e a estratégia nas redes sociais serviu de referência para a comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reforma ministerial em que Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
O ministro que foi nomeado na pasta em fevereiro levou, inclusive, uma assessora da PCR para o governo federal e tem como consultor Rafael Marroquim, o marqueteiro de João Campos.
Embora desconverse, a candidatura ao governo de Pernambuco já foi colocada no roteiro de João Campos. Nomes do PSB no estado colocam o herdeiro do ex-governador Eduardo Campos como nome certo no palanque contra Raquel Lyra (PSD).
O processo de renovação na imagem do PSB também passa por João Campos, que é candidato à presidência nacional da legenda, em eleição que acontece no final de maio.
Ibama quer manter cobrança de R$ 17,5 milhões em multas contra Romerinho Jatobá (PSB)
Justiça Eleitoral multa Eduardo Batista por promoção institucional em período vedado
Anderson Ferreira planeja crescimento do PL Jovem com vereador Thiago Medina