Lula sobre Trump: "acha que é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo"

Em evento, Lula afirma acreditar que medidas tomadas pelo presidente Trump "não vão dar certo" e reforça a importância do multilateralismo

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 08/04/2025, às 17h07 - Atualizado às 17h40

Reprodução
Reprodução

O presidente Lula participou, nesta terça-feira (8), de evento em São Paulo, com representantes da indústria da construção civil. Na ocasoão, o chefe do executivo brasileiro analisou as atitudes tomadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump. 

De acordo com o presidente, o comportamento do republicano estadunidense pode "não dar certo".

"Não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo. Não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele carregado, muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá", iniciou ele.

Lula reforçou como, há décadas, o livre comércio e a globalização eram desejos prioritários em todo o mundo, ao contrário de medidas protecionistas, que o próprio EUA criticava. 

"E, de repente, o mundo tem um cavalo de pau em que um cidadão sozinho acha que ele é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo", afirmou o político.

O presidente Trump declarou, nas últimas semanas, tarifas de importação direcionadas para diversos países, inclusive o Brasil. Para Lula, é importante que o Brasil se mantenha "equilibrado" diante de tal cenário 

Trump sofre rejeição entre brasileiros 

De acordo com pesquisa da Genial/Quaest, 43% dos brasileiros tem uma visão negativa sobre Donald Trump, enquanto 23% o julga de forma regular e 22% de forma positiva. Já as opiniões relativas aos Estados Unidos são: 44% favoráveis e 41% desfavoráveis.

Em relação a como o Brasil deveria reagir as taxações dos EUA sobre os produtos nacionais, 53% avalia que o país deveria tentar reverter a situação pela diplomacia, enquanto 33% acredita que o melhor a se fazer seria taxar os produtos americanos de volta.