Clara Nilo | Publicado em 25/03/2025, às 13h20 - Atualizado às 14h16
Em pesquisa divulgada, nesta segunda-feira (24), pelo Paraná Pesquisas, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), é o favorito na corrida pelo Governo do Estado da Bahia, com mais da metade de inteção dos votos válidos em todos os cenários simulados pelo instituto.
Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador, se encontra em segundo lugar na disputa. Apesar de flutuar entre os 25% e 30%, há chances reais da eleição ser concluída ainda no primeiro turno. Avaliação feita pelo Paraná Pesquisa aponta que os que consideram o atual governo "bom" ou "ótimo" são 33,6%. Já os que acham "ruim"ou "péssimo", 39%.
No cenário espontâneo, aquele em que não são apresentados nomes específicos para os participantes, ACM Neto sai à frente com 17,5% de intenção de votos, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 9,1%. Os que não sabem opinar foram 64,7% e os que não votariam em ninguém, em branco ou nulo, 5,2%.
No primeiro cenário estimulado, em que as opções dadas são: ACM Neto, Jerônimo Rodrigues, João Roma (PL) e Kléber Rosa (PSOL), o resultado foi o seguinte:
No segundo cenário, que se diferencia do primeiro apenas pela ausência de João Roma, ACM fica com 56,4% das intenções e o atual governador sobe para 30%.
Já no terceiro cenário, parecido com o primeiro, mas sem Jerônimo e com a presença de Rui Costa (PT), ex-governador e atualmente ministro da Casa Civil, o resultado foi este:
Crédito consignado do trabalhador: R$ 50 bilhões já solicitados por empregados com carteira assinada
Ferrovia Transnordestina: R$ 800 milhões para tentar impulsionar logística do Nordeste
Murillo Torelli: As medidas populistas de Lula e o preço alto para a economia brasileira