Rui Costa foi governador da Bahia por dois mandatos e é ministro de Lula. Coluna eletrônica do jornalista Jamildo Melo, na CBN, aborda sonho presidencial
por Jamildo Melo
Publicado em 27/11/2024, às 09h04 - Atualizado às 09h22
Passadas as eleições municipais, o governo Lula parece querer colocar sebo nas canelas, de olho nas eleições de 2026. Algumas pesquisas de opinião já tem mostrado a curva de crescimento da desaprovação, versus a aprovação.
Pois bem... Em fevereiro do ano que vem, por exemplo, está marcado um encontro nacional de Lula com os novos prefeitos, em Brasília. A ideia é se aproximar dos novos gestores e buscar acelerar investimentos em todo Brasil.
O evento com os novos prefeitos do Brasil será realizado entre 11 e 13 de fevereiro, no espaço Ulisses Guimaraes, no Mané Garrincha.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Pelo que se sabe, Lula terá um "cardápio de anúncios" para mostrar, como a abertura de novos projetos no PAC e também no programa Minha Casa Minha Vida.
É sob esta perspectiva, que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou em solo pernambucano nesta terça-feira (26) juntamente com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Conforme antecipou o site Jamildo.com
Neste monitoramento do PAC, Rui Costa quer realizar uma verdadeira Caravana pelo Brasil, para acelerar com os municípios e estados as obras de sua responsabilidade.
No bolo, acelerar obras de PPP, de concessão, seja no saneamento, água, esgotamento sanitário.
Depois de visitar o Rio Grande do Norte, com agenda na cidade de Natal, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Rui Costa se reúne com Raquel Lyra e João Campos.
No quarta, o ministro vistoria em Olinda obras de alargamento do Canal do Fragoso, associado à intervenção na Via Metropolitana Norte, promete melhorar a mobilidade na região e solucionar os recorrentes problemas de alagamentos na área.
No Recife, a vistoria ocorre no Hospital da Criança do Recife. O prefeito João Campos vai apresentar os detalhes das obras do equipamento ao ministro.
A obra federal é o ÚNICO Hospital público em construção na região metropolitana do Recife.
Assim, a tal caravana do PAC também foi pensada para ajudar Rui Costa a sair do ostracismo.
É um sonho pessoal do ex-governador da Bahia por dois mandatos chegar a presidência da República e ele trabalha para se cacifar no PT Nacional.
Trata-se claramente de uma disputa palaciana federal, ainda mais depois do crescimento do nome do ministro da Educação, Camilo Santana, para suceder Lula.
Camilo foi o responsável pela maior vitória eleitoral do PT nestas eleições, com a vitória do candidato Evandro Leitão, egresso do PDT para o PT. Mais importante ainda politicamente porque aconteceu contra um candidato do bolsonarismo.
Leia também
@blogdojamildo