João Campos entra na reta final de campanha em Goiana para evento com Marcílio Régio; Raquel continua em silêncio

Cynara Maíra | Publicado em 22/04/2025, às 07h34

João Campos se mobiliza em reta final de campanha em Goiana para fortalecer candidatura de Marcílio Régio - Reprodução
COMPARTILHE:

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), irá a Goiana nesta terça-feira (22) para participar de uma caminhada de apoio à candidatura de Marcílio Régio (PP), um dos nomes que disputam a eleição suplementar para a prefeitura do município, marcada para o dia 4 de maio.

A atividade contará também com a presença do ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil), aliado histórico de Marcílio, e da candidata a vice-prefeita, Lícia Maciel (PT). A concentração está marcada para a Praça Laura Nogueira.

Marcílio tenta consolidar sua posição na disputa contra o atual prefeito interino, Eduardo Batista (Avante).

E Raquel Lyra em Goiana?

A ação de João Campos gera questionamentos sobre o posicionamento da governadora Raquel Lyra (PSD) no pleito complementar de Goiana.

Isso porque a governadora é aliada do ex-prefeito Eduardo Honório, padrinho político da campanha de Marcílio, e tem fortes vínculos com o PP.

O Progressistas, inclusive, é o maior partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com apoiadores do governo Raquel.

Apesar disso, a gestão da governadora abriu espaço para o Avante, que tem como candidato em Goiana o prefeito interino Eduardo Batista.

O partido de Sebastião Oliveira chegou a ganhar uma secretaria no Governo de Pernambuco em troca de sair do Procon da Prefeitura do Recife.

O Avante passou a ocupar espaço no Governo de Pernambuco em março, ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Já o PP, com a maior bancada da Alepe, tem indicado nomes para cargos estratégicos e mantém interlocução direta com o núcleo político da governadora.

Como o PP em Goiana está com o apoio do PSB, Raquel talvez prefira ir para o lado do novo aliado para evitar perder um endosso nas eleições de 2026 em uma das maiores cidades da Zona da Mata Norte do estado.

Até o momento, a governadora não se pronunciou sobre um eventual apoio a um dos candidatos em Goiana.

Eleição complementar em Goiana

A eleição em Goiana ocorre após a cassação do registro de candidatura de Eduardo Honório pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que ele tentava assumir um terceiro mandato consecutivo.

Eleito em 2020, Honório havia sido vice-prefeito e assumido o comando da prefeitura após afastamento do titular em 2016, configurando, segundo o TSE, duas passagens consecutivas no cargo.

A propaganda eleitoral no município segue até o dia 3 de maio. Além das caminhadas, os candidatos estão autorizados a realizar carreatas, distribuição de material gráfico e uso de equipamentos sonoros.

João Campos Goiana marcílio régio

Leia também

Vigília da Terra é cancelada após falecimento do Papa Francisco


Morre empresário Paulo Sérgio Macedo; confira notas de pesar de políticos pernambucanos


Presidente Lula declara luto oficial de 7 dias pela morte do Papa Francisco