Otávio Gaudêncio | Publicado em 03/02/2026, às 09h59 - Atualizado às 11h41
Nesta segunda-feira (2), o líder do governo municipal na Câmara dos Vereadores do Recife, Samuel Salazar (MDB), informou que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não compareceu à reabertura da Câmara porque estava em reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Segundo Salazar, o socialista tratou sobre investimentos na BR-101, que tem 21 quilômetros na cidade. A reunião viabilizou cerca de R$ 100 milhões em investimentos em obras na rodovia.
A declaração vem em defesa à crítica de opositores sobre a ausência do prefeito na reabertura dos trabalhos legislativos.
“O prefeito não se ausentou da Câmara; viajou a Brasília para angariar recursos”, declarou.
Conforme informações, o entendimento envolve obras de contenção de encostas às margens da BR-101 e intervenções no perímetro urbano da rodovia, que tem 30,7 quilômetros na Região Metropolitana do Recife.
Em nota, Salazar revelou que um dos planejamentos para o recurso federal é o encaminhamento para o retorno do Pátio de Distribuição do Centro na BR-101, próximo às entradas da UR-5 e da UR-10.
No começo desta semana, na segunda-feira (2), a Câmara dos Vereadores do Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retomaram as atividades legislativas.
No âmbito municipal, o prefeito João Campos não esteve presente no rito legislativo. Em seu lugar, o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, leu a mensagem anual do Executivo.
Na Alepe, a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), esteve presente na cerimônia em meio a protestos sobre o reajuste na tarifa de ônibus e cobranças de estudantes e policias civis.
Votação do impeachment de João Campos: com filas desde 7h da manhã, manifestantes brigam com Thiago Medina
João Campos e Raquel Lyra comparecem na posse de novo presidente do TJPE
Exclusivo: vereadores do Recife gastaram quase R$ 200 milhões com pessoal em 2025