Cynara Maíra | Publicado em 05/12/2025, às 08h08
Vencedor da eleição suplementar de 2025 ao colar a imagem a Eduardo Honório (União Brasil), Marcílio Régio (PP) e o ex-prefeito de Goiana devem estar de lados opostos na eleição de 2026 para o Governo de Pernambuco.
A movimentação se intensificou na quarta-feira (03), quando a governadora Raquel Lyra (PSD) recebeu Eduardo Honório no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, a gestora convidou o ex-prefeito para assumir a coordenação de sua campanha à reeleição em Goiana e em toda a região da Mata Norte.
Apesar de atualmente estarem na mesma federação (União Progressista), fontes relataram ao Jamildo.com que a liderança de Eduardo Honório no grupo do União Brasil e Progressistas em Goiana facilitou a escolha de Marcílio em migrar para o PSB, já que diminuirá a influência do prefeito nas decisões do grupo.
A decisão sobre o comando local partiu do deputado federal Eduardo da Fonte, coordenador estadual da Federação União Progressista, que definiu Honório como o coordenador da sigla no município. A disputa pelo controle político da cidade é importante pelo fato de Goiana deter o 5º maior orçamento do estado, impulsionado pelos polos automotivo, farmacoquímico e de vidros planos.
Mesmo que o União Progressista ainda passe pela incógnita de como ficará a situação do grupo de Miguel Coelho (União Brasil) que apoia João Campos, uma liderança raquelista em Goiana dificultaria uma mudança de postura dentro da federação no município.
Ainda sem data e sem divulgação oficial, a classe política de Goiana já dá como certa a mudança de partido do prefeito da cidade. Para além da liderança da federação estar nas mãos de Honório, ainda na eleição suplementar Marcílio conseguiu o endosso do prefeito João Campos (PSB) para sua campanha.
O pleito suplementar, realizado no início de 2025, ocorreu porque Eduardo Honório, embora tenha obtido mais de 70% dos votos em outubro de 2024, teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral, que entendeu que sua posse configuraria um terceiro mandato consecutivo.
Já na época, surgiram especulações de que o apoio do prefeito do Recife foi condicionado a Marcílio apoiar a candidatura de João Campos para o Governo do Estado, mesmo que o PP seja da base da governadora Raquel Lyra.
Desde então, João Campos participou da posse de Marcílio como prefeito de Goiana e o líder da cidade da Mata Norte já cumpriu agendas na Prefeitura do Recife.
O principal ponto que leva a essa mobilização é o deputado estadual e presidente estadual do PSB, Sileno Guedes (PSB), que articulou a presença de Campos na campanha suplementar em Goiana e é um grande aliado de Marcílio Régio.
Na eleição suplementar de Goiana, Raquel preferiu a neutralidade. Isso porque o adversário do atual prefeito era o presidente da Câmara Eduardo Batista, do Avante, um partido que tinha acabado de entrar na base da governadora.
Raquel Lyra autoriza contratação temporária de 133 profissionais pela Secretaria de Saúde
Eleição em Goiana: Justiça nega pedido de Eduardo Batista para restringir circulação de Eduardo Honório
Justiça suspende santinhos de Marcílio por suposto uso indevido da imagem de Honório; entenda