Em Brasília, vereadora eleita Karina Santos é recebida por ministros em articulação nacional

Yan Lucca | Publicado em 09/12/2024, às 10h53 - Atualizado às 11h31

Karina Santos foi eleita com 9.321 votos para Câmara Municipal do Recife - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Recém-eleita como a vereadora mais jovem do Recife, Karina Santos (PT) deu mais um passo para se consolidar como uma das principais lideranças emergentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco.

Durante a última semana, Karina cumpriu agenda em Brasília, onde foi recebida pelos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência).

Na agenda com o Ministro André de Paula, Karina abordou questões das comunidades pesqueiras do Recife, como as marisqueiras e catadoras de sururu da Ilha de Deus. “Enquanto vereadora eleita, levei para o Ministro André de Paula, meu conterrâneo, a importância de levar o olhar solidário às comunidades de pesca artesanal do nosso Recife", disse.

Já com o Ministro Paulo Pimenta, a pauta girou em torno do fortalecimento da comunicação social e do uso de ferramentas disponibilizadas pelo Governo Federal. Karina Santos faz um trabalho nas redes sociais tido como 'fora da  curva' entre os políticos de esquerda, com mais de 250 mil seguidores apenas em uma rede social.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

“Meu trabalho enquanto comunicadora social se torna mais fácil com as ferramentas disponibilizadas pelo Governo Federal. Fiquei muito feliz em poder reencontrar o Ministro Paulo Pimenta e agradecer por seu trabalho e por sua torcida na minha eleição”, comemorou a petista.

Apoio de José Dirceu e trajetória ascendente

A presença de Karina em Brasília também marcou um reencontro com José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e um dos principais apoiadores de sua candidatura. Ainda em setembro, o Blog do Jamildo registrou o "apadreamento" de Dirceu para Karina Santos.

Durante a campanha, Dirceu não apenas declarou apoio, mas também gravou vídeos exaltando a jovem parlamentar como símbolo de “renovação política” no PT. “Receber o apoio de uma figura tão importante na política brasileira é, para mim, motivo de orgulho e também de grande responsabilidade. Estou determinada a honrar esse compromisso e a lutar por políticas públicas que de fato melhorem a vida das pessoas em nossa cidade”, declarou Karina na época.

A jovem, nascida na favela do Borel, no bairro da Mangueira, iniciou sua militância em 2013, ao lado de movimentos sociais de esquerda. Ao longo dos anos, construiu uma trajetória que a levou a se tornar uma das grandes apostas do PT para a renovação política no Recife e no estado.

“Precisamos ampliar a escuta, valorizar as vozes dos territórios e garantir que os recursos e as políticas cheguem a quem mais precisa”, afirmou a petista.

Bancada digital na Câmara do Recife

Neste ano, a Câmara Municipal do Recife teve uma renovação geracional - Foto: Divulgação

 

No mês de outubro, o site Jamildo.com registrou a chamada "bancada digital" — ou da Self — que chegou na Casa de José Mariano neste ano.

Além de Karina Santos, outros nomes da "bancada digital" vão ocupar a Câmara do Recife a partir de 2025. Pelo campo da direita, Gilson Machado Filho (PL), Thiago Medina (PL) e Eduardo Moura (NOVO) se destacam como oposição.

Gilson Filho, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por Michelle Bolsonaro, conquistou 16.095 votos, sendo o segundo mais votado. Thiago Medina, com 10.540 votos, é conhecido por sua presença em podcasts e vídeos nas redes. Já Eduardo Moura, com 5.283 votos, utiliza suas plataformas para denunciar supostas irregularidades na gestão municipal.

A influência digital também alcança Alef Collins (PP) e Liana Cirne (PT), reforçando o fenômeno de mandatos conectados às redes sociais.

karina Santos Câmara do Recife Vereadora

Leia também

Sílvio Costa Filho tem nome cotado para suceder Alexandre Padilha, em reforma do governo Lula


Prefeitura do Recife abre licitação de concessão do Geraldão para iniciativa privada


Em missa da festa de Nossa Senhora da Conceição, Raquel Lyra e João Campos falam em restauros