Cynara Maíra | Publicado em 27/10/2024, às 12h41
A partir das 17 horas, com o encerramento do período de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o período de apuração dos votos nas urnas eletrônicas.
Sobre a disputa em Olinda entre Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT), o site Jamildo.com elaborou um gráfico de apuração em tempo real para os eleitores poderem acompanhar o processo de apuração do resultado.
A cidade do Paulista, único outro local com segundo turno em Pernambuco, também tem apuração em tempo real no site. Veja a disputa entre Ramos e Matuto no voto a voto.
No primeiro turno, Vinicius Castello ficou com 38,75% dos votos válidos, o que corresponde a 80.422 dos eleitores. Mirella Almeida teve 30,02%, chegando a 62.289 votos.
Com Vinicius à frente no primeiro turno, a campanha de Mirella Almeida adotou uma estratégia de ataques mais incisivos, ligando o vereador petista ao ex-prefeito de Olinda e atual deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) e trazendo à tona antigas postagens do candidato nas redes sociais.
Postagens antigas de Vinicius no X (anteriormente Twitter) e Facebook foram exploradas pelos adversários, que destacaram comentários de cunho sexual e críticas feitas por ele ao seu atual aliado, João Campos (PSB), como tentativas de enfraquecer sua candidatura.
No segundo turno, opositores compartilharam um vídeo do casamento do influenciador Hytalo Santos, buscando desagradar a eleitores conservadores ao associar Vinicius ao evento.
A disputa também revelou uma divisão no apoio político dentro de Olinda. No PP, o vice-prefeito Márcio Botelho optou por apoiar Vinicius, enquanto o deputado estadual Cleiton Collins declarou apoio a Mirella. Ambos os lados afirmaram ter recebido a aprovação do presidente estadual do partido, Eduardo da Fonte.
Acusada durante a campanha de ser “laranja” do atual prefeito Lupércio (PSD), Mirella apostou em um discurso voltado para questões femininas, destacando sua trajetória como candidata independente e reforçando seu papel com o apoio de figuras políticas femininas, como a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a prefeita reeleita de Igarassu, Professora Elcione (PSDB).
Sem encontros no primeiro turno, os dois candidatos participaram dos debates promovidos pela TV Jornal e pela Globo na quarta-feira (23).
Durante os debates, Vinicius associou Mirella à gestão de Lupércio, enquanto ela o vinculou a Renildo Calheiros, ambos buscando explorar figuras com alta rejeição para enfraquecer o oponente.
Livre do Recife, Gilson Machado participa de carreata em Tocantins ao lado de Bolsonaro
Exclusivo: Assembleia contrata reforma do Palácio Joaquim Nabuco por R$ 23 milhões
Ceasa-PE planeja ser o segundo maior do Brasil e alcança metas ousadas sob gestão de Bruno Rodrigues