Cynara Maíra | Publicado em 24/10/2024, às 07h35
Faltando apenas quatro dias para o segundo turno das eleições, o Instituto Exatta Estratégia divulgou sua pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Olinda.
Os dados do levantamento encomendado pelo Diário de Pernambuco mostram vantagem para o candidato do PT, o vereador Vinicius Castello, contra a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico da gestão Lupércio (PSD), a candidata Mirella Almeida (PSD).
Nos votos válidos, Vinicius consegue 54,46% das intenções de voto, enquanto Mirella fica com 45,54%, quase nove pontos de diferença entre os candidatos.
Os números também representam mais certeza entre os eleitores do petista do que entre os que apontam o voto em Mirella Almeida, apesar de empatar tecnicamente nesta categoria no limite da margem de erro.
90,1% dos entrevistados que planejam votar em Vinicius Castello afirmam que têm certeza do voto, enquanto 86,1% falam o mesmo sobre o voto na candidata do PSD.
A maioria dos eleitores também acredita que a vitória será de Vinicius, indo acima das intenções de voto. 56,2% afirmam que o vereador será o novo Prefeito de Olinda, 31,2% citam que Mirella irá sair vitoriosa do segundo turno.
Apesar de terem índices de rejeição semelhantes, Mirella tem índices piores, com 40,4% de rejeição na cidade. Vinicius Castello fica com 4,6 pontos a menos, chegando em 35,8%.
Com Vinicius a se atrelar na imagem de João Campos (PSB) e do presidente Lula (PT) e Mirella ao da governadora Raquel Lyra (PSDB), o levantamento também questionou os eleitores sobre o impacto desses endossos no voto dos olindeses.
53,2% dos eleitores disseram que os apoios políticos não influenciam em suas escolhas na disputa. Dentre aqueles que consideram que os cabos eleitorais fazem diferença, João Campos é o com melhor influência, chegando em 28,6%. O presidente Lula tem influência positiva entre 26,2% dos eleitores.
Já a governadora Raquel Lyra e o prefeito Lupércio podem trazer efeitos negativos para Mirella.
22% dos eleitores afirmam que rejeitam os candidatos apoiados por Raquel, que tem desaprovação de 61,4% em Olinda. Lupércio tem desaprovação pior que a governadora, com 62%.
A pesquisa entrevistou entre os 19 e 20 de outubro 500 eleitores de Olinda. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com índice de confiança em 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-09599/2024.
Economista Luiz Gonzaga Belluzzo será diretor da série de TV Operação Condor
20 membros do MPPE se inscrevem para vaga de desembargador do TJPE
Exclusivo: TJPE determina demolição do muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca