Eleições 2024: pesquisa Exatta mostra liderança de Vinicius Castello contra Mirella Almeida em Olinda

Cynara Maíra | Publicado em 24/10/2024, às 07h35

Mirella Almeida e Vinicius Castello disputam o segundo turno pela cidade de Olinda - Montagem: Jamildo.com
COMPARTILHE:

Faltando apenas quatro dias para o segundo turno das eleições, o Instituto Exatta Estratégia divulgou sua pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Olinda

Os dados do levantamento encomendado pelo Diário de Pernambuco mostram vantagem para o candidato do PT, o vereador Vinicius Castello, contra a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico da gestão Lupércio (PSD), a candidata Mirella Almeida (PSD). 

Vinicius tem vantagem contra Mirella

Nos votos válidos, Vinicius consegue 54,46% das intenções de voto, enquanto Mirella fica com 45,54%, quase nove pontos de diferença entre os candidatos. 

Os números também representam mais certeza entre os eleitores do petista do que entre os que apontam o voto em Mirella Almeida, apesar de empatar tecnicamente nesta categoria no limite da margem de erro.

Eleitores do petista estão mais decididos

90,1% dos entrevistados que planejam votar em Vinicius Castello afirmam que têm certeza do voto, enquanto 86,1% falam o mesmo sobre o voto na candidata do PSD. 

A maioria dos eleitores também acredita que a vitória será de Vinicius, indo acima das intenções de voto. 56,2% afirmam que o vereador será o novo Prefeito de Olinda, 31,2% citam que Mirella irá sair vitoriosa do segundo turno.

Rejeição

Apesar de terem índices de rejeição semelhantes, Mirella tem índices piores, com 40,4% de rejeição na cidade. Vinicius Castello fica com 4,6 pontos a menos, chegando em 35,8%. 

Impacto dos apoios políticos em Olinda

Com Vinicius a se atrelar na imagem de João Campos (PSB) e do presidente Lula (PT) e Mirella ao da governadora Raquel Lyra (PSDB), o levantamento também questionou os eleitores sobre o impacto desses endossos no voto dos olindeses. 

53,2% dos eleitores disseram que os apoios políticos não influenciam em suas escolhas na disputa. Dentre aqueles que consideram que os cabos eleitorais fazem diferença, João Campos é o com melhor influência, chegando em 28,6%. O presidente Lula tem influência positiva entre 26,2% dos eleitores.

Já a governadora Raquel Lyra e o prefeito Lupércio podem trazer efeitos negativos para Mirella. 

22% dos eleitores afirmam que rejeitam os candidatos apoiados por Raquel, que tem desaprovação de 61,4% em Olinda. Lupércio tem desaprovação pior que a governadora, com 62%. 

Sobre a Pesquisa Exatta

A pesquisa entrevistou entre os 19 e 20 de outubro 500 eleitores de Olinda. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com índice de confiança em 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-09599/2024. 

Eleições 2024 Vinicius Castello Olinda Mirella Almeida pesquisa

Leia também

Economista Luiz Gonzaga Belluzzo será diretor da série de TV Operação Condor


20 membros do MPPE se inscrevem para vaga de desembargador do TJPE


Exclusivo: TJPE determina demolição do muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca