Eleição na Alepe: apoios entre siglas reforçam possível vitória de Álvaro Porto

Cynara Maíra | Publicado em 31/10/2024, às 11h13

Álvaro Porto e Gustavo Gouveia foram eleitos antecipadamente e devem disputar reeleição como presidente da Alepe e primeiro secretário, respectivamente - Amaro Lima/Alepe
COMPARTILHE:

Com a anulação da eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os deputados estaduais já se articulam para o novo pleito que definirá a gestão para o biênio 2025/2026. O plano é de que a disputa ocorra a partir de dezembro. 

Mesmo que tenha que refazer a votação sobre a Mesa Diretora, todos os cenários indicam que o atual presidente, deputado Álvaro Porto (PSDB), seja reconduzido ao posto.

Havia chances de que a governadora Raquel Lyra (PSDB) iria tentar apoiar a candidatura do deputado Antônio Moraes (PSDB) na Casa, mas a gestora decidiu por não se envolver na eleição. Moraes já havia declarado que só se candidataria com o apoio de Raquel. 

Políticos expressam voto em Álvaro Porto

Apesar de nenhum adversário ter se apresentado até o momento para disputar contra Porto, alguns grupos políticos já se posicionaram e expressaram seus votos no atual presidente da Alepe. Ainda existem dúvidas sobre a definição do restante da mesa diretora.

Já nesta quinta-feira (31), o deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) defendeu a criação de uma chapa com os já eleitos na eleição anulada pelo STF.

O político cita a ação como a mais "correta" no cenário. Fabrizio foi eleito 2º vice-presidente da Alepe na eleição antecipada para o biênio 2025/2026. 

O deputado Romero Albuquerque (União Brasil) também defendeu a reeleição de Porto e Gouveia ao afirmar que os políticos fazem uma "condução transparente e comprometida com a ética e o diálogo". 

Na quarta-feira (30), a bancada do PSB na Alepe se reuniu para definir seu posicionamento na próxima eleição. Na articulação com os membros do partido, o grupo decidiu por apoiar a recondução de Álvaro Porto. 

O deputado Aglaílson Victor (PSB), e atual primeiro vice-presidente da Assembleia, já tinha antecipado que sua posição era de "apoio incondicional" ao nome do atual presidente da Alepe. 

A bancada do PSB, porém, não citou a reeleição do primeiro secretário, Gustavo Gouveia, o que poderia indicar um interesse do grupo em alterar a mesa diretora para além de Porto. 

O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) também já comunicou seu posicionamento favorável à reeleição de Porto e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade). 

Votação antecipada é anulada

A atual configuração da Alepe corresponde ao biênio 2023/2024, mas os deputados votaram em novembro de 2023 a mesa diretora para 2025/2026.

Após posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou o pleito, com base na regra de que uma disputa em Assembleia Estadual só pode ocorrer a partir de outubro antes do início do biênio. 

A configuração do biênio 2023/2024, fora os suplentes, é de: 

Já o que havia sido votado para o biênio 2025/2026, mas foi anulada pelo STF, tinha a seguinte composição: 

alepe Álvaro Porto eleição

Leia também

Exclusivo: professora Ana Paula Marcelino diz que Raquel não cumpriu determinações do TCE


Concurso de Professor: Raquel Lyra anuncia cronograma de nomeações para professores no cadastro reserva


Proibição do uso de celulares em escolas alcança mais uma etapa no Legislativo