Cynara Maíra | Publicado em 18/02/2025, às 10h54
A eleição para a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) será realizada com chapa única na próxima semana.
Isso porque o atual presidente da entidade, Marcelo Gouveia (Podemos), conseguiu um consenso com os prefeitos Pedro Ermírio Freitas (PP), de Aliança, e Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, para garantir a continuidade de sua gestão no biênio 2025/2026.
O acordo foi selado na última quarta-feira (12), durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, e contou com a intermediação de Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata (PSB).
O entendimento foi de que os então adversários de Gouveia entrariam na nova composição da diretoria em cargos de liderança na Amupe.
Com isso, veja como ficou a composição da chapa para Amupe:
A diretoria executiva da chapa ficou composta da seguinte forma:
Com a formação da chapa única, a expectativa é de uma eleição sem disputas internas.
Com a costura política, Marcelo Gouveia seguirá na presidência da associação até 2026, quando deixará o cargo para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal.
No último ano do biênio, a liderança será assumida por Pedro Ermírio Freitas, enquanto Márcia Conrado ficará à frente da Secretaria da Mulher desde o início da nova gestão.
Esse modelo de transição interna já havia sido utilizado anteriormente na Amupe. No biênio anterior, Marcelo Gouveia assumiu a presidência após um entendimento semelhante com Márcia Conrado, seguindo uma tradição iniciada pelo deputado estadual José Patriota, um dos principais articuladores históricos da entidade.
Outra liderança que aderiu à composição foi a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB), que ficará com a primeira-secretaria da associação. Quando Pedro Freitas assumir a presidência em 2026, Elcione passará a ocupar a vice-presidência da Amupe.
O consenso evita um embate interno que vinha se desenhando no processo eleitoral da Amupe. Antes do acordo, havia resistência de Pedro Ermírio Freitas à possibilidade de que ex-prefeitos sem mandato executivo disputassem a presidência da entidade – um cenário que afetaria diretamente a continuidade de Marcelo Gouveia no cargo.
Com a consolidação da chapa única, o grupo agora se prepara para a eleição, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro, de forma virtual e presencial, com totens de votação instalados na sede da associação.
Sob comando de Paulo Câmara, Banco do Nordeste registra maior lucro da história
Aprovados protestam após secretário de Educação indicar que pode não nomear 1.700 professores
Raquel Lyra assina contrato para retomada de videomonitoramento do Estado após mais de 1 ano sem câmeras