Cynara Maíra | Publicado em 06/08/2024, às 12h00
Como um dos principais nomes do conservadorismo no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos maiores cabos eleitorais dos políticos de direita para as eleições municipais de 2024.
Com o foco em ampliar a influência desse espectro político na Região Nordeste, tipicamente de esquerda, uma das primeiras paradas de Bolsonaro será em Pernambuco.
Ainda no fim de julho, políticos do Partido Liberal no estado anunciaram a vinda do ex-presidente para cidades pernambucanas do dia 7 até 10 de agosto.
Na véspera da visita de Bolsonaro, o candidato do PL para Prefeitura do Recife, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, anunciou a programação da vinda do ex-presidente em Pernambuco.
Gilson já havia revelado que a parada final de Bolsonaro seria Recife, onde o ex-presidente deverá evidenciar os candidatos da Região Metropolitana, especialmente o seu ex-ministro do Turismo.
Bolsonaro deverá chegar no Aeroporto Internacional do Recife Guararapes por volta das 10h30. Ainda na capital pernambucana, o ex-presidente fará uma visita a partir das 14h pelo centro da cidade, iniciando o passeio pela Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio.
Como forma de reforçar a candidatura de Gilson Machado e criticar a gestão do prefeito João Campos (PSB), Bolsonaro e Gilson devem utilizar a passagem pelo centro para criticar o cenário de insegurança e esvaziamento do local.
Às 15h45 o ex-presidente visitará o Marco Zero e as áreas do Recife Antigo para depois partir para Olinda, onde deverá se encontrar às 16h com a candidata do PL na cidade, a ex-secretária de Desenvolvimento e Inovação Izabel Urquiza.
Bolsonaro continuará na Região Metropolitana do Recife na manhã de quinta-feira (08), quando visitará às 7h30 a Igreja Quadrangular de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A agenda deverá ocorrer com o candidato à reeleição na cidade, Mano Medeiros (PL).
Após a visita, Bolsonaro partirá para Gravatá, onde deve visitar a cidade a partir das 10h55. Já às 16h55 estará no Agreste, local em que fará uma carreata a partir da Casa da Direita, na Rua Visconde de Inhauma.
O ex-presidente deve utilizar o momento para reforçar seu endosso ao nome do deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que concorre à Prefeitura de Caruaru. Ao fim da carreata, haverá um encontro da Direita de Caruaru, no Maria José Recepções 2.
Às 20h, Bolsonaro fará um jantar com lideranças políticas do Sertão e do Agreste.
Em retorno para as áreas mais próximas do litoral pernambucano, Bolsonaro passará a sexta-feira (09) na Zona da Mata do estado. Sua primeira agenda é às 09 horas, em que visitará a cidade de Vitória de Santo Antão.
Bolsonaro também passará por Carpina às 10h45 e terá um evento em trio elétrico às 12h30 na cidade de Itambé.
Em retorno para Região Metropolitana, o ex-presidente fará uma visita para Camaragibe, onde tem como candidato Felipe Dantas (PL) na disputa pela Prefeitura.
Às 20h, o político retorna para Recife para um jantar com empresários da cidade e se preparará para movimentação do dia seguinte.
O sábado do ex-presidente será marcado pela movimentação dos políticos de direita na Região Metropolitana. A partir das 10h30, Bolsonaro começa uma carreata com concentração na Padaria Boa Viagem.
O movimento do grupo levará até o Clube Português do Recife, no qual a partir das 11h haverá um evento do PL, que deverá reforçar as candidaturas do partido em toda Região.
Eleições 2024: Como Raquel Lyra planeja ajudar Daniel Coelho no Recife
Eleições 2024: família Tércio tem nova aposta para disputa no Recife; veja quem é
Cientista político pernambucano explica em livro por que a democracia brasileira não morreu