Pesquisa Quaest demonstra vantagem de Lula na Bahia, maior colégio eleitoral do Nordeste, com números positivos na avaliação e na disputa de 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 02/08/2024, às 11h56
A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana trouxe diversos elementos sobre o âmbito nacional nos estados de Pernambuco e da Bahia.
Como maior colégio eleitoral do Nordeste e quarto no Brasil, é forte o impacto dos eleitores baianos no cenário de aprovação e possível nova candidatura de Lula (PT).
Apesar de Pernambuco ter índices melhores para o presidente, a Bahia tem intenções de votos semelhantes.
69% dos baianos afirmam que aprovam a gestão de Lula, enquanto em 29% desaprova, 2% não sabe ou não respondeu. O índice de Pernambuco chegou em 73% de aprovação.
Na avaliação, 47% declara que o governo Lula tem administração positiva, enquanto 27% declara ser regular. 20% diz estar negativo. 1% não sabe ou não respondeu.
Com relação aos cenários eleitorais de 2026, a Genial/Quaest também questionou o público sobre a possibilidade de voto para presidente. Lula se destaca, com 67% das intenções de voto na Bahia.
28% dos eleitores declaram que não votariam no presidente. Apenas 3% afirmou que não o conhece.
Como Lula fará 81 anos em 2026, o levantamento também adicionou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) no pleito hipotético. Haddad figura em segunda posição, com 34% das intenções na Bahia.
Confira as intenções de votos dos eleitores baianos para as eleições 2026:
A pesquisa entrevistou 900 eleitores na Bahia e 702 em Pernambuco entre 25 e 28 de julho. A margem de erro para a amostra da Bahia é de 3,3 pontos percentuais, enquanto para Pernambuco é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia também
@blogdojamildo